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Histórico


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Assim como o giz e o quadro–negro são ferramentas que possibilitaram a aprendizagem durante décadas, o computador e a internet hoje são instrumentos que permitem a interação de mídias, oferecem diversos canais de comunicação, auxiliando a aprendizagem, o trabalho colaborativo e enriquecendo a construção coletiva. Neste contexto, cursos ofertados na modalidade a distância tem se mostrado como uma alternativa na busca por conhecimento e qualificação para inserção no mundo do trabalho.

 A trajetória da Educação a Distância no IFPE tem início em 2005, no então Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Cefet) no Recife, com um grupo de professores que estudava e desenvolvia projetos de pesquisa na área de educação a distância em parceria com outras instituições de ensino no âmbito da Rede Norte e Nordeste de Educação Profissional (Redenet).

 No ano seguinte, com a criação do Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD) na instituição, o mesmo grupo passou a capitanear projetos para a implantação de cursos na modalidade – hipótese tornada possível graças ao Decreto Presidencial nº5.622, de 19/12/2005, que regulamenta a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância no Brasil.

 É em outubro de 2007, já com o NTEAD transformado em Coordenação de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, que o então Cefet passa a ofertar seus primeiros cursos na modalidade: as graduações em Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Gestão Ambiental iniciam suas aulas através do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Ministério da Educação (MEC) a fim de fomentar nas instituições públicas federais e estaduais de ensino a oferta de cursos superiores na modalidade a distância. Em dezembro do mesmo ano, o MEC criou o sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), com o principal objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio, especialmente no interior do país e para a periferia das áreas metropolitanas.

 Em 2009, já como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), a instituição passa a ofertar também mais quatro cursos técnicos a distância: Manutenção e Suporte em Informática, Sistemas de Energia Renovável, Manutenção Automotiva Veicular e Informática para Internet. No ano seguinte, Licenciatura em Geografia e a Especialização em Gestão Pública se juntaram aos cursos ofertados pela instituição na modalidade. Em 2013, os cursos técnicos em Alimentação Escolar e Infraestrutura Escolar, do Profuncionário (programa que visa a formação dos funcionários de escola, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce), passaram a ser oferecidos.

 No IFPE, a Educação a Distância atua de forma integrada à estrutura da instituição para realização de suas ações, preocupando-se, em especial, com um modelo pedagógico adequado à realidade da instituição e dos alunos por ela atendidos. Assim, emprega modernas tecnologias, produz e adapta materiais didáticos nas mais variadas mídias, capacita e trabalha com educadores e profissionais que unem formação acadêmica de alto nível com vasta experiência prática. Sua forma de atuação é semipresencial, em que o processo educacional é feito parte a distância, combinando materiais didáticos impressos e meios de comunicação associados ao computador, e parte presencial ou presencial conectado, onde os encontros são, na maioria das vezes, destinados à apresentação de seminários e à realização dos exames avaliativos da aprendizagem.

Última atualização em 21/08/2023

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