Início do conteúdo

Profissionais discutem sobre violência contra a mulher

Após exibição de documentário, contribuições e relatos de experiências fizeram parte da ocasião


A manhã desta quinta-feira (10) na sede da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) do IFPE foi marcada pela exibição do documentário O Silêncio das Inocentes, que aborda a realidade da violência doméstica através de depoimentos de vítimas, autoridades e especialistas, além de mostrar como se processa no Brasil a aplicação da Lei nº 11.340/2006, popularmente conhecida como Lei Maria da Penha.

 “O dia 08 de março tem um significado muito importante. Não se trata apenas de um dia para receber flores, mas também é um sinônimo de luta por direitos”, destacou Raquel Costa, representante do Núcleo de Gênero na DEaD.

 “Trata-se de um tema de bastante repercussão na sociedade brasileira, sendo recorrente e atual. Em Pernambuco, por exemplo, o índice de violência contra a mulher é muito alto, de modo que a conscientização a respeito do tema e o conhecimento a respeito de formas de buscar ajuda são essenciais”, destacou Adamares Marques, coordenadora de Pesquisa e Extensão. Segundo ela, a intenção é que a iniciativa siga para os polos de apoio presencial, contemplando toda a comunidade acadêmica da Educação a Distância.

 Após a exibição do filme, os presentes iniciaram um debate no qual puderam colocar suas opiniões e relatar experiências, argumentando sobre a importância do empoderamento da mulher no desempenho de diferentes papeis na sociedade.

 O Silêncio das Inocentes é uma produção de 2010, que conta com a direção de Ique Gazzola e roteiro de Rodrigo Azevedo. O documentário ganhou o prêmio de Melhor Média Metragem em 2012, na 7ª Mostra Latino Americana de Direitos Humanos, tendo ainda sido selecionado para participar da nona edição do Festival Bresil em Mouvements, realizado em 2013, em Paris.

Fim do conteúdo