4ª edição do Seminário Interdisciplinar de Geografia acontece nesta quarta (21)

Evento foi desenvolvido por estudantes do 7º período do curso de Licenciatura em Geografia. Programação conta com palestras sobre a área

A Coordenação de Licenciatura em Geografia do Campus Recife promove, nesta quarta-feira (21), o 4º Seminário Interdisciplinar de Geografia. O evento é discutido e planejado pelos estudantes do 7º período do curso, orientados pelo professor do Campus Nielson Bezerra, e será realizado no auditório, a partir das 18h30. As inscrições serão realizadas no horário do encontro.

A programação contará com as palestras: “O humano e o físico na Geografia do Nordeste Brasileiro: encontros e desencontros no ensino”, ministrada pelo professor Jan Bitoun (UFPE); “O ensino da Pedologia na Licenciatura em Geografia do IFPE: contribuições para a indivisibilidade da Geografia”, apresentada pela professora Manuella Barbosa (IFPE); e “O currículo prescrito da Geografia Escolar: reflexões sobre a dicotomia na disciplina”, que será desenvolvida pelo professor Igor Sacha Cruz (IFPE). A mediação será feita pela professora Edlamar Oliveira dos Santos.

O objetivo do 4º Seminário Interdisciplinar de Geografia é aprofundar a discussão em torno de temas importantes para o ensino da Geografia através da mobilização de conhecimentos interdisciplinares. As palestras buscam aprofundar as discussão em torno de uma pretensa indivisibilidade do saber geográfico em contraposição a uma excessiva especialização no campo da Geografia, evidenciada pela forte separação entre a Geografia Humana e a Geografia Física.

Confira aqui a programação completa:

Exposições:

– O humano e o físico na Geografia do Nordeste Brasileiro: encontros e desencontros no ensino, com o professor Jan Bitoun  (UFPE)
– O ensino da Pedologia na Licenciatura em Geografia do IFPE: contribuições para a indivisibilidade da Geografia, com a professora Manuella Vieira Barbosa Neto (IFPE)
– O currículo prescrito da Geografia Escolar: reflexões sobre a dicotomia na disciplina, com o professor Igor Sacha Florentino Cruz  (IFPE)

Mediação: Professora Edlamar Oliveira dos Santos