Confirmada oferta de especialização em Ensino de Ciências

A intenção é que as aulas sejam iniciadas em 2016.2; seleção para vagas remanescentes também está prevista

Boa notícia para quem estava aguardando novidades a respeito da especialização em Ensino de Ciências, na modalidade EaD pelo IFPE: a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou a oferta do curso. A confirmação da autorização aconteceu na última terça-feira (24), durante webconferência da qual participaram o diretor de Educação a Distância do IFPE, Clayson Pereira; a gestora da Divisão de Ensino, Rosa Vasconcelos; e a coordenadora geral do E-Tec, Fabíola Paes.

Com a novidade, a DEaD passa a entrar em contato com todos os aprovados na seleção regular e na seleção para preenchimento de vagas remanescentes, realizadas anteriormente. A intenção é verificar sua intenção em cursar a especialização para a qual foram aprovados, confirmando a matrícula. No caso daqueles que não pretenderem mais cursar, suas vagas serão disponibilizadas para um processo seletivo simplificado, a ser realizado ainda antes do início das aulas.

“Garantimos que o direito dos candidatos selecionados nas seleções já realizadas será respeitado. Nossa equipe entrará em contato, a fim de estas pessoas possam confirmar seu interesse em cursar a pós-graduação”, garantiu Clayson. Segundo ele, a intenção é que as aulas da especialização sejam iniciadas seguindo o calendário acadêmico regular da Educação a Distância: em 2016.2.

A preparação para receber os novos alunos já está em ritmo acelerado. Segundo Fabíola Paes, em poucos dias serão iniciados os processos de contratação de professores e convocação de tutores que atuarão nesta pós-graduação. “Nossa perspectiva é que até o fim de junho já tenhamos uma série de pontos finalizados neste assunto. O objetivo é que possamos atender todas as necessidades destes alunos satisfatoriamente”, declarou ela. O material didático da especialização será disponibilizado digitalmente para os estudantes.

Entenda o caso – Embora a especialização em Ensino de Ciências tenha sido objeto de processos seletivos (regular e para preenchimento de vagas remanescentes), as aulas tiveram seu início adiado. A medida foi tomada a fim de aguardar a disponibilização e o acesso aos materiais didáticos para esta especialização, sendo necessário, para isso, que os direitos autorais dos materiais de referência que compõem o curso estejam devidamente assegurados conforme orienta a Lei nº9.610, de 19/02/1998. Neste período, Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão que fomenta cursos ofertados via Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), encaminhou as providências cabíveis para que o material didático fosse disponibilizado.