Início do conteúdo

Curso de Licenciatura em Geografia da EAD do IFPE conquista conceito 4 do MEC

Avaliadores do MEC visitaram a instituição entre 25 e 27 de novembro, após o 5º Congresso Nordestino de EaD – CNEaD


O curso de Licenciatura em Geografia ofertado à distância pelo IFPE recebeu conceito final 4 na avaliação de regulação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O conceito confirma que o curso atende às dimensões examinadas na avaliação.

A equipe de gestão da Diretoria de Educação à distância, docentes, técnico-administrativos e estudantes do curso receberam os avaliadores do MEC entre os dias 25 e 27 de novembro, logo após a realização do 5º Congresso Nordestino de EaD – CNEaD.

O processo de avaliação do curso leva em consideração os indicadores de qualidade distribuídos nas dimensões de infraestrutura, das questões didático-pedagógicas e do corpo docente.

Para o Diretor Geral da Educação à distância, Professor José Bento, “o resultado obtido é fruto de muito trabalho e dedicação à modalidade EaD. Contudo, tal feito não surpreende aqueles que, como nós, vêm desde 2007 trilhando esse caminho espinhoso. A EaD do IFPE, com sua equipe de valorosos servidores e colaboradores (bolsistas), sempre esteve à frente, demonstrando um compromisso inabalável com a educação pública de qualidade e com as demandas de nossas comunidades. Ao interiorizar a Educação Superior e superar desafios, a EaD do IFPE consolida-se como referência em qualidade, interiorização e compromisso social”, declarou.

De acordo com o relatório final do Ministério da Educação, os avaliadores destacaram que as metodologias aplicadas para o curso são totalmente adequadas ao proposto no Projeto Político Pedagógico. Para o coordenador do Curso, Professor José Stroesner, “o resultado da avaliação confirmou a qualidade e alinhamento da equipe, coordenação de curso, professores e tutores na busca de uma educação pública de qualidade”.

Já para a professora Rosa Vasconcelos, pedagoga e professora EBTT da Instituição, com vasta experiência frente a processos de avaliação de curso e institucional, tendo presidido a CPA do IFPE de setembro de 2017 a maio de 2023, e atualmente cooperando com a PRODIN com o processo de Recredenciamento EaD e presencial do IFPE que deverá ocorrer no ano de 2026, “esse conceito define o quanto a equipe da DEaD é comprometida na garantia da qualidade dos cursos EaD do IFPE, assim como todos os gestores e servidores envolvidos com os processos de avaliação no IFPE”, destaca.

Esta foi a vigésima segunda avaliação ocorrida de um curso superior no IFPE desde o ano de 2022, todas obtendo conceitos 4 ou 5. As visitas e os resultados positivos reforçam o compromisso do IFPE em oferecer uma formação de qualidade, consolidando sua relevância no cenário educacional local.

Para a Pró-Reitora de Ensino, Professora Magadã Lira, o conceito obtido pelo curso reforça nosso compromisso com a excelência na educação e a valorização da formação de nossos estudantes. “Este resultado é um reflexo do empenho e dedicação de toda a equipe envolvida, que trabalha incansavelmente para garantir uma educação de qualidade. Estou muito orgulhosa do trabalho realizado e confiante de que continuaremos a trilhar esse caminho de sucesso, contribuindo para a formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento da nossa sociedade”, avalia.

Fim do conteúdo