IFPE abre seleção para Especialização em Docência na modalidade a distância

A inscrição será realizada no período de 22 de julho a 08 de agosto. São ofertadas 150 vagas, distribuídas em seis polos EaD

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quarta-feira (17), edital do processo seletivo simplificado de estudantes para o curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica na modalidade a distância.

O curso, ofertado por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo capacitar profissionais da educação para lecionar nas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente para os cursos técnicos de nível médio.

Poderão participar os/as profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, sendo preferencialmente bacharéis/bacharelas e/ou tecnólogos/as que atuam ou que pretendem atuar na EPT, com destaque para o magistério nos cursos técnicos de nível médio das redes públicas de EPT.

São ofertadas 150 vagas, distribuídas nos polos de apoio presencial da Educação a Distância (EaD) do IFPE nas cidades pernambucanas de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. Dentro desse quantitativo, a seleção reserva vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas e pessoas com deficiência, de acordo com as ações afirmativas no ensino superior do IFPE.

Inscrição – A inscrição será realizada no período de 22 de julho a 08 de agosto, por meio do site http://selecoes.ead.ifpe.edu.br, seguindo os critérios, instruções e documentação descritas no edital. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50, a ser pago exclusivamente nas agências do Banco do Brasil até o dia 09 de agosto, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).

Será assegurada a isenção da taxa de inscrição para membros inscritos/as no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e for de família de baixa renda. A isenção poderá ser solicitada no período de 22 a 26/07, também pelo site http://selecoes.ead.ifpe.edu.br, na opção “Isenção de Taxa de Inscrição”.

Heteroidentificação – Os/as candidatos/as autodeclarados/as negros/as ou indígenas que concorrem na modalidade de vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 deverão passar pelo procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de pessoas negras e de aferição da condição de indígena autodeclarada. Esses procedimentos ocorrerão após o resultado final e antes da entrega de documentos para a matrícula pela Diretoria de Educação a Distância (DEaD), e serão feitos de forma presencial, no polo EaD para o qual o/a candidato/a se inscreveu, conforme critérios e cronograma descritos no edital.

A pontuação classificatória será obtida por meio da análise curricular, que levará em conta a formação acadêmica, experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e voluntariado.

O resultado preliminar da chamada regular será divulgado no dia 20 de setembro. O dia 23 de setembro será reservado para a interposição de recursos. Já o resultado final da seleção será divulgado dia 25 de setembro. O início das aulas está programado para o dia 28 do mesmo mês. Conforme o edital, estão previstas duas reclassificações, caso haja necessidade.

O curso terá duração de 18 meses, distribuídos em um calendário acadêmico de atividades de estudo, aulas, atividades práticas, avaliações presenciais e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A especialização será ofertada na modalidade a distância, via Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), com encontros presenciais e atividades avaliativas presenciais, às sextas-feiras à noite e aos sábados (manhã e tarde), nos referidos polos EaD.

Dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail selecoes@ead.ifpe.edu.br.

Para mais informações, acesse aqui o edital.