II SINEaD comemora 10 anos de modalidade no IFPE

Evento contou com presença da reitora e exibição de documentário sobre a história da EaD na instituição

O sábado (02) foi marcado pela realização da etapa presencial do II Seminário Integrado em Educação a Distância (SINEaD). A ocasião serviu, ainda, como comemoração para a os 10 anos de implantação de cursos na modalidade Educação a Distância no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e foi realizada no Campus Recife da instituição.

No auditório, a mesa de honra do evento contou com as presenças da reitora do IFPE, Anália Ribeiro; do pró-reitor de Ensino, Assis Leão; da coordenadora geral do programa Universidade Aberta do Brasil no IFPE, Rosa Vasconcelos; e da diretora de Educação a Distância do IFPE, Fabíola Paes. Além destes, toda a equipe gestora da Reitoria da instituição também prestigiou a abertura do evento.

Fabíola leu um poema escrito por uma estudante da modalidade e, emocionada, reafirmou o compromisso dos cursos oferecidos a distância com a transformação da vida dos estudantes. “Nossa Educação a Distância tem qualidade. É resultado de um projeto de Educação voltado para o povo brasileiro, para nosso progresso e crescimento”, ressaltou a reitora.

A palestra Os Desafios da EaD na Atualidade foi conduzida por Moacyr Cunha, enquanto a mesa-redonda A Institucionalização da EaD contou com as participações de Adriano Ribeiro, Fátima Cabral e Rosa Vasconcelos. Fora do auditório, os participantes puderam conferir a parte de comunicações orais e pôsteres, em que estudantes de cursos a distância expunham seus projetos e passavam pelo crivo de avaliadores.

Wanessa Lima, do polo Carpina, era uma entre os que exibiam trabalhos. Em sua primeira experiência em Educação a Distância, ela é aluna da especialização em Ensino de Ciências e se surpreendeu positivamente com a modalidade. “O curso tem sido muito importante para mim e a experiência da pesquisa e do pôster é muito gratificante, porque dá a oportunidade de dialogar sobre o que estamos fazendo”, detalhou ela.

Os inscritos também tiveram a oportunidade de conferir os minicursos Ferramentas Matemáticas na Plataformas Moodle, Qualidade na Administração Ambiental, Manutenção e Desenvolvimento Sustentável e Estudo da Função de 2º Grau Utilizando como recurso didático o Geoplano ainda na tarde do sábado.

Documentário – No mesmo dia, quem estava presente no auditório do Campus Recife pôde conferir a exibição do documentário sobre os dez anos da Educação a Distância no IFPE. O vídeo trouxe depoimentos de pessoas que fazem ou já fizeram parte da EaD da instituição, seja como alunos, como servidores ou como colaboradores, contando a trajetória da modalidade através das experiências das pessoas. O material emocionou quem estava presente e está disponível no You Tube.