Projeto proporciona espaço para prática de RPG

Interessados podem se inscrever gratuitamente, via formulário eletrônico, para participar das sessões de jogo

Role-playing game. O nome, em inglês, pode não ser familiar para a maioria das pessoas, mas a sigla, com certeza, é: o RPG já se tornou assunto comum nas rodas de conversa sobre entretenimento e chegou a ser retratado em cenas de séries como The Big Bang Theory, queridinha dos nerds de plantão. A proposta, como entrega a tradução do nome, é simples: o “jogo de interpretação de personagens” convida os participantes a construírem, juntos, uma aventura.

Filipe Valentim, professor da Educação a Distância do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), garante: além do entretenimento, o RPG tem contribuições muito interessantes para seus adeptos. “O RPG estimula a interação, o desenvolvimento de aspectos cognitivos, além da vivência e da interação social”, diz ele. E foi com essa perspectiva que ele coordena o projeto de extensão cuja proposta é o estabelecimento de um espaço para a prática do RPG como uma ferramenta lúdica no auxílio do desenvolvimento cognitivo.

A ideia é simples: sempre aos finais de semana, reunir um grupo de pessoas interessadas em conhecer e/ou exercitar o RPG. Para o primeiro encontro, já marcado para o próximo sábado, dia 20, os presentes vivenciarão a construção de personagens e a construção colaborativa da narrativa. “Este primeiro momento servirá de introdução. Para quem não está familiarizado com o RPG, será uma oportunidade de quem não conhece o jogo ser apresentado às regras, ao funcionamento da dinâmica; para quem já familiarizado, será um momento de vivência”, detalha Filipe.

Podem participar professores, técnicos administrativos, estudantes, colaboradores e profissionais terceirizados atuantes no IFPE, nas modalidades presencial e a distância, além da comunidade externa, que tenham interesse na prática do RPG. Para isso, basta aos interessados preencherem um formulário on line. Os encontros serão realizados a cada duas semanas na sede da Diretoria de Educação a Distância do IFPE, localizada no Edifício Anexo da Sudene, na Iputinga.

Interação, relacionamento, entretenimento, diversão são as palavras-chave da iniciativa. Além do aspecto lúdico no auxílio do desenvolvimento cognitivo, também temos a expectativa de criarmos um grupo contemplado com a proposta de um espaço próprio para a prática do RPG”, declarou Filipe. Interessados podem entrar em contato com o coordenador do projeto enviando e-mail para filipe.valentim@ead.ifpe.edu.br Para preencher o formulário de inscrição, clique aqui.