Agrotech PLAY! movimenta o IFPE Barreiros e inicia terceira turma

Projeto voltado para estudantes dos oitavos e nonos anos das escolas públicas já beneficiou mais de cem pessoas

Nos dias 01 e 02 de junho as duas primeiras turmas do projeto Agrotech Play!, compostas por 70 estudantes do Colégio Municipal José Canuto do município de Barreiros, concluíram a capacitação no projeto promovido pelo IFPE Campus Barreiros.  Além da iniciação no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo com a plataforma Arduino, através de uma capacitação de 20 horas, os estudantes puderam conhecer melhor o IFPE Campus Barreiros, com explicações e visitas a áreas de bovinocultura, suinocultura e fruticultura, por exemplo, além de demonstrações de robótica e química nos laboratórios específicos. Esta ação só foi possível devido a parceria com a Prefeitura dos Barreiros, estabelecida através da Secretaria de Educação, Onilda Belo e o Diretor/Gestor do Colégio Municipal José Canuto, Carlos Gomes da Silva.   Na última sexta-feira (03/06) teve início a terceira turma do projeto, com 37 estudantes da Escola Municipal Cristo Redentor do município de Sirinhaém.

O Agrotech PLAY!  foi um dos 60 selecionados pelo edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)  voltado à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. Ele promove a iniciação tecnológica de 400 alunos do oitavo e nono ano de escolas públicas, contemplando também filhos de pequenos agricultores, quilombolas ou indígenas. Com foco no ensino de programação aplicada através da Plataforma Arduino para aplicações agrícolas, a iniciativa utiliza metodologias ativas de aprendizagem, colocando o aluno como protagonista no processo de aquisição do seu conhecimento. As ações vão atender seis municípios do estado de Pernambuco: Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e Ipojuca.

Submetido pelo Campus Barreiros, em parceria com o Campus Ipojuca, o projeto tem como equipe executora o professor José Mário de Mendonça Lemos do Campus Barreiros (coordenador), os professores Tales Viglioni (Campus Barreiros) e Thiago Victor  (Campus Ipojuca), além de estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Mecânica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroecologia.