Início do conteúdo

Música em Debate se consolida como encontro de referência

Projeto do curso de Instrumento Musical agrega estudantes, artistas, técnicos e pesquisadores


Música em Debate é um projeto de intervenção pedagógica produzido pelo curso técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiros, que chega esta semana a sua décima primeira edição. Criado no final de abril como forma de driblar a distância ocasionada pela suspensão das atividades acadêmicas em razão da pandemia,  o projeto propõe encontros semanais com nomes de destaque no meio musical regional, nacional e internacional. Sempre às quintas, às 19h, através de videoconferência pelo Google Meet, estudantes, professores e profissionais têm a oportunidade de discutir os diversos aspectos do universo musical com artistas, técnicos e pesquisadores. 

“ A higienização e os cuidados essenciais que o músico de sopro precisa ter com seu instrumento”, “Reflexões sobre a música popular brasileira”, “A música contemporânea e suas perspectivas”, “Estética e criação musical no forró” e “O estudo da improvisação musical”  são exemplos da variedade de temas adotados a cada semana. E para discuti-los, a presença de nomes de referência no cenário contemporâneo, como Maciel Melo, Maestro Spok, Maestro Néneu Liberalquino, Carlos Sandroni, Araken Busto e Adriano pessoa, entre outros profissionais de excelência reconhecida. Ao todo, quase mil pessoas já passaram pelos encontros do Música em Debate.  “É uma forma extraordinária de trazer conhecimento para os nossos alunos. Eles acabam tendo a oportunidade de ver o outro lado do profissional, não só o artista, mas a pessoa mesmo por trás da obra”, explica o coordenador do projeto, Professor Crisóstomo Santos.  “Pensamos primeiro em fazer apenas para os nossos estudantes, porque nossa intenção é promover o contínuo aprendizado deles, mas resolvemos abrir para a população geral também pela oportunidade da troca de conhecimentos”.

O projeto deve acontecer até o fim do ano, com as últimas sessões previstas para o mês de dezembro. Quando as atividades presenciais forem retomadas no Campus, ele passará por uma reavaliação para entender se a periodicidade será mantida e se de fato continuará online ou presencialmente. De uma forma ou de outra, se depender dos participantes fieis que a cada semana já perguntam ansiosos pelo tema e o convidado da próxima discussão, a certeza é que a música continuará sendo o centro dos debates ainda por muitos encontros. 

 

Mais informações:

 81 9 9709-8212 (Professor Crisóstomo Santos)
crisostomo.santos@barreiros.ifpe.edu.br
coord.musica@barreiros.ifpe.edu.br

Fim do conteúdo