Palestra incentiva a formação de novos empreendedores

Movimento Empresa Junior apresentou os caminhos para estudantes do Campus Barreiros aderirem o empreendedorismo, com apoio do IFPE

Estudantes dos cursos superiores de Licenciatura em Química e Agroecologia estiveram nesta quarta-feira (2), no Auditório da Biblioteca, para conhecer o Movimento Empresa Junior (MEJ) – uma associação civil nacional que estimula universitários a empreender. A palestra é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão do IFPE (Proext) em parceria com a Federação das Empresas Juniores do Estado de Pernambuco (FEJEPE). A Proext está visitando os campi da instituição para apresentar as possibilidades dos estudantes criarem Empresas Juniores e estimular o empreendedorismo no meio acadêmico.

Palestra MEJ - Movimento Empresa Junior

O MEJ atua em todos os Estados brasileiros. Atualmente, há mais de 22 mil empresários juniores espalhados em 115 universidades do país, desenvolvendo projetos que geram mais de R$ 30 milhões em faturamento. Segundo Rômulo Souza, coordenador de pesquisa e extensão do IFPE-Barreiros, a iniciativa é uma ótima oportunidade para os estudantes: “os alunos recebem apoio institucional na estruturação da empresa, na cessão do espaço e na formalização dos documentos necessários. Na região, existem várias oportunidades no mercado de trabalho e atividades carentes de prestadores de serviços”, ressaltou.

O diretor de extensão da Proext, Vitor Wanderley, também destacou a importância desta parceria. Segundo ele, é preciso ter uma ideia, construir um plano acadêmico com auxílio do orientador e depois colocar a mão na massa: “a iniciativa possibilita aos estudantes a oferta de serviços alinhados à formação acadêmica, além de desenvolver habilidades de negociação, o trabalho em equipe e a resolução de conflitos” disse. O Movimento Empresa Júnior é uma atividade sem fins lucrativos e exclusiva para estudantes de nível superior. Em Pernambuco, há 26 empresas formalizadas, sendo 18 delas no Recife (PE).