Curso de Alimentos tem primeira turma de formandos

Campus Barreiros também realizou a colação de grau de duas turmas de Agropecuária.

Com a presença da reitora do Instituto Federal de Pernambuco, Anália Ribeiro e dos diretores do Campus, o IFPE-Barreiros realizou nesta sexta-feira (4) a cerimônia de colação de grau dos estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2018. Ao todo, mais de 70 alunos receberam o certificado. O evento foi realizado no Auditório Central do Campus e teve continuidade no clube Caiadores, em Barreiros, onde foi realizada a festa de formatura.

A cerimônia teve como destaque a colação de grau da primeira turma do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Alimentos. O curso foi oferecido pelo Campus no primeiro semestre de 2016 e permanece sendo ofertado no vestibular. A coordenadora do curso, Amanda Reges de Sena, ressaltou a importância de formar os primeiros profissionais da área na Mata Sul.

É muita alegria e responsabilidade representar todos os envolvidos. A partir dos conhecimentos adquiridos, os formandos serão capazes de supervisionar diversos tipos de produções, garantir a qualidade dos produtos alimentícios, entre outras atividades. Tenho certeza que serão profissionais que contribuirão muito para o desenvolvimento da região”, afirmou a professora. Além de Alimentos, a cerimônia teve a formatura de duas turmas do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

Em seu discurso, o diretor-geral do Campus Barreiros, Adalberto Arruda, parabenizou a todos os formandos e agradeceu aos pais pela confiança em matricular os filhos no IFPE-Barreiros “Ficamos emocionados em ver o auditório lotado pela nossa comunidade, por pais que confiaram no nosso trabalho, e por jovens que hoje se tornam profissionais e sobem mais um degrau na vida”, falou o diretor.

Willamar Souza - estudante de Alimentos

Aluno de Barreiros é o primeiro juramentista surdo em Colação de Grau do IFPE

Outro destaque da cerimônia foi Willamar Souza, que concluiu o curso técnico em Alimentos, e realizou o juramento na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O estudante natural de Sirinhaém (PE), nasceu ouvinte e perdeu a audição com 1 ano de idade. Segundo Willamar, o IFPE foi fundamental para prepará-lo como cidadão em uma sociedade que ainda desrespeita os direitos das pessoas com deficiência:

O investimento que o IFPE fez nos alunos surdos foi essencial para eu me tornar mais independente no dia a dia, além de me dar uma visão sobre a importância da acessibilidade”, destacou. Além de Willamar, outros três estudantes surdos participaram da cerimônia de colação de grau.

A reitora do IFPE, Anália Ribeiro, elogiou o esforço dos alunos e professores para que esse sonho se tornasse realidade e fez uma menção especial à importância dos intérpretes de Libras. “O trabalho desses profissionais vai muito além da sala de aula. Eles acompanham os estudantes em viagens pedagógicas, atividades de extensão e se desdobram pra fazer o melhor possível. É muito bom saber que o IFPE é feito de servidores com esse comprometimento”, destacou.

* Fotos gentilmente cedidas por Mani Produções & Eventos