Produção científica do IFPE-Barreiros recebe destaque nacional

Artigos escritos por grupo de pesquisa do Campus foram publicados em revista científica da UFMG, que é referência na área de música

Dois artigos elaborados pelo grupo de pesquisa “Música: ensino e performance”, vinculado ao IFPE-Barreiros, foram aceitos pela revista “Per Musi” da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A publicação acadêmica tem conceito Qualis A1, o mais elevado entre os indicativos de qualidade do Brasil. Os textos foram divulgados na edição de maio e são assinados pelo professor Gueber Pessoa, do curso técnico em Instrumento Musical, e pelos pesquisadores externos Pedro Robatto e Eli Moura.

De acordo com o professor Gueber Pessoa, a produção científica foi baseada na obra “Quassus” de Eli Moura, a única do repertório do artista produzida para clarinete solo: “a pesquisa que desenvolvemos aqui no Campus Barreiros vai contribuir para popularizar o clarinete, que é um dos instrumentos musicais que ensinamos na escola, e também valoriza o trabalho de Eli Moura. Considero ele um grande artista e um dos compositores mais atuantes do país”, ressaltou o professor.

Ivaldo Ferreira, aluno do curso de Instrumento Musical, também participou dessa conquista. Durante todo o processo de elaboração dos artigos, ele e o colega Netário Júnior revisaram os textos e aprenderam sobre análise e pesquisa em música. “É um privilégio ver o trabalho que surgiu aqui no Campus Barreiros ser valorizado. Participar do grupo de pesquisa e estudar a obra de Eli Moura nos fez adquirir conhecimentos que vão além do dia a dia das aulas” revelou Ferreira.

Quem também está muito satisfeito com o trabalho desenvolvido é coordenador do curso técnico em Instrumento Musical, Kleyber Borges. Ele ressaltou que a produção acadêmica no IFPE-Barreiros cresce a cada ano e já está colhendo frutos: “Quem pensa que música é apenas tocar um instrumento está enganado. Com o conhecimento em produção científica, nossos alunos se especializam e ficam mais preparados para novas etapas na carreira, inclusive para seguir na vida acadêmica”, destacou o coordenador. O grupo de pesquisa “Musica: ensino e performance“ existe desde 2012 no Campus.

Leia os artigos do IFPE-Barreiros publicados pela revista “Per Musi

Quassus para clarineta solo de Eli-Eri Moura (Parte 1): contexto e análise do Primeiro Movimento

Quassus para Clarineta Solo de Eli-Eri Moura (Parte 2): análise do Segundo Movimento e considerações interpretativas