Centenas de pais participam do 1° Encontro da Família

Atração musical, sorteio de brindes e a reunião de pais e mestres marcaram o evento realizado neste sábado (1), no IFPE-Barreiros

A chuva forte que caiu nos últimos dias na Mata Sul de Pernambuco não impediu que centenas de pais participassem do 1° Encontro da Família, realizado neste sábado (1), no Auditório Central do IFPE-Barreiros. O evento, além de ter o objetivo de integrar as famílias no processo educacional dos estudantes, também reuniu pais e mestres para a divulgação de informes gerais da instituição e a entrega do boletim dos alunos.

O diretor-geral do Campus Barreiros, Adalberto Arruda, ressaltou a importância da presença da família no dia a dia dos estudantes: “a família tem que estar presente em todos os momentos, para que a formação do jovem seja completa. Nós como instituição temos o dever de devolvermos à sociedade cidadãos melhores , mas a base da estrutura educacional é a família quem dá”, alertou o diretor.

Muitos pais comemoram a iniciativa do IFPE. Maria José da Conceição, mãe de dois alunos, ficou satisfeita e fez questão de acordar cedo para estar no evento: “a gente sabe como nosso filho se comporta em casa, mas não tem ideia do que ele faz em outros ambientes, sem a nossa supervisão. Os problemas surgem quando os pais esquecem que colocaram os filhos na escola”, disse ela, que é professora no município de Tamandaré, e mãe de Nanderson Conceição e Nailso Conceição, estudantes do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Agropecuária.

Durante o evento, o diretor de Desenvolvimento Educacional, Caetano Pereira, fez anúncios importantes. Segundo ele, devido à greve do ano passado, o calendário acadêmico do 1° semestre de 2017 dos cursos técnicos em Agropecuária e em Alimentos está previsto para encerrar em 19 de agosto: “Precisamos cumprir os 100 dias letivos por semestre, que é uma exigência do Ministério da Educação. Por esse motivo, estamos tendo aula em quase todos os sábados”, lembrou. O ano letivo de 2017 deve ser concluído em 25 de janeiro de 2018.

Para concluir o evento, houve a exibição de uma das atrações mais esperadas do 1° Encontro da Família:  a apresentação da Big Band. A orquestra formada em um projeto de extensão do Campus teve o professor Antônio Petrônio como regente, que comandou 13 instrumentistas na execução de sucessos internacionais como “Garota de Ipanema” de Vinícius de Moraes e Tom Jobim e “Blue Moon” de Richard Rodgers.  Ao final do evento, os pais ainda participaram de um sorteio de brindes.