IFPE-Barreiros abre nova turma para curso de Utilização de Softwares Livres em Levantamentos Ambientais

Aulas iniciam em 15 de maio. Vagas serão destinadas a professores, técnicos e alunos dos cursos superiores do Campus

Depois de oferecer o curso de extensão ao público externo, o IFPE-Barreiros abre nova turma do curso de Utilização de Softwares Livres em Levantamentos Ambientais voltada para servidores e estudantes do Campus. O objetivo é capacitar profissionais no uso de geoprocessamento para mapeamentos de propriedades rurais da Zona da Mata Sul de Pernambuco. As aulas serão realizadas nos dias 15, 16, 22 e 23 de maio, das 13h às 18h, no Laboratório de Informática. Para participar, o candidato deverá se inscrever pela internet até o dia 12 de maio.

Eromílson Lima é assistente técnico de uma cooperativa de Barreiros e participou da primeira turma do curso. Para ele, todos os ensinamentos transmitidos pelo professor Alan Feitosa serão muito úteis no trabalho. Entre esses novos conhecimentos adquiridos, o assistente técnico ressalta que agora poderá elaborar com mais facilidade os projetos dos agricultores da região que pretendem acessar as linhas de crédito do Pronaf, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

“Quando algum produtor rural ia ao banco solicitar empréstimo para o custeio ou investimento na lavoura nós sempre apresentávamos um mapa da área rural desenhado à mão. Agora que aprendi essa nova tecnologia, é possível conseguir fazer o levantamento da área de plantio com imagens de satélite, muito mais fiel à realidade”, explica Eromílson.

A iniciativa de oferecer este curso surgiu por meio de uma cooperação técnica do IFPE-Barreiros com o IFAC, o Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul. Para receber o certificado, o aluno precisa ter pelo menos 75 % de frequência nas aulas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 99736-8336 e (81) 98667-6001.

Clique aqui para fazer a sua inscrição