Início do conteúdo

IFPE-Barreiros lança campanha “Identidade e Resistência Negra no Campo”

Ao longo do mês de novembro, serão promovidas ações que incluem rodas de diálogo, debates, exposição, sessão de cineclube, ensaio fotográfico e atrações culturais


Durante o mês de novembro, em que é celebrado o dia da Consciência Negra, os núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e de Gênero e Diversidade (NEGED) do IFPE-Campus Barreiros promoverão, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom), a campanha “Identidade e Resistência Negra no Campo”.

Com o objetivo dar visibilidade à identidade negra de estudantes do Campus Barreiros a partir da estética dos cabelos, foi produzido um ensaio fotográfico com 30 alunas negras que usam o cabelo afro. A cada dia, uma foto será publicada na fanpage do IFPE-Barreiros acompanhada de um depoimento.

“Observamos que há muitas adolescentes e jovens assumindo seus cabelos cacheados e crespos. Essa tendência, que pode parecer somente moda, é, na verdade, o resultado do trabalho dos movimentos sociais negros de fortalecimento da identidade negra. Para muitas, assumir os cachos, muito mais que estético, é um ato político”, avalia a assistente social e coordenadora do NEGED, Laura Silva.

O lançamento acontecerá nesta terça-feira (01), às 9h no gramado atrás do prédio da antiga administração e contará com uma roda de diálogo mediada por Laura, pelo coordenador do NEABI, Edilson Targino, e pelo professor de história Rinaldo Farias. Os organizadores do evento pedem que o público leve cangas e toalhas.

A iniciativa ainda promove uma série de ações, como debates, exposição, sessão de cineclube e atrações culturais. Confira a programação completa abaixo:

01/11 – Terça-feira

Lançamento da campanha “Identidade e resistência negra no campo” e roda de diálogo com o professor de história Rinaldo Farias, Laura Silva (NEGED) e Edilson Targino (NEABI).

Local: Gramado atrás do prédio da antiga administração

Horário: 9h

03/11 – Quinta-feira

Cineclube sobre a temática “Identidade e Resistência Negra no Campo”

Local: auditório central

Horário: 19h30

Exposição do projeto “Preto e Branco”, coordenado pelo professor Rinaldo Farias

Local: hall da biblioteca cental

Horário: manhã e tarde

30/11 – Encerramento

– Roda de diálogo sobre religiosidade e tolerância

– Oficina de turbante e apresentação cultural do Núcleo de Arte e Cultura do IFPE-Campus Ipojuca

Local: auditório central

Horário: 9h

Fim do conteúdo