Início do conteúdo

Fórum do IFPE-Barreiros debate ideias para fortalecer o Turismo Rural da região

Evento foi realizado nesta quarta-feira (26), em dois horários, no Auditório Central do Campus


Com a proposta de esclarecer e discutir os rumos de uma das atividades econômicas que mais crescem no país, a 24ª edição do Fórum de Turismo do IFPE-Barreiros abordou o tema Turismo Rural: fortalecendo nossas raízes. Na plateia, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de conhecer roteiros turísticos rurais que já são realizados na região e também ouviram especialistas falarem sobre os caminhos para o desenvolvimento da atividade.   

Entre os palestrante do Fórum, estiveram representantes de grandes empreendimentos, como o Hotel Fazenda Marrecas, e também cooperativas da agricultura familiar como a Coopeagro – Cooperativa dos Pequenos Produtores Organizados de Maragogi (AL) e a Ecoterra de Barreiros (PE). Também compareceu o Sr Misso Melo, que possui uma propriedade na cidade que investe em opções de lazer para comunidade.

Um dos destaques foi a apresentação realizada pelo gerente da Coopeagro, José Luís Tavares. Segundo o gerente, em Maragogi, que é um destino turístico conhecido internacionalmente, existe um roteiro rural que está vinculado à cooperativa e que cresce como alternativa às praias paradisíacas da cidade: A Trilha do Visgueiro

“O visitante que vem conhecer as praias de Maragogi está cada vez mais interessado em roteiros alternativos. E existe essa trilha que oferece um contato mais próximo com a Mata Atlântica, ensina sobre a importância da preservação da floresta e faz um passeio bem diferente, mas igualmente agradável”, explicou. A trilha do Visgueiro fica no assentamento agrário Água Fria, que surgiu em 1997, com a chegada de 42 famílias ao local.

Quem assisitiu da plateia, ficou animado em conhecer mais opções para planejar as férias. A estudante do curso técnico Integrado ao Ensino Médio em Alimentos, Jaciele Moura, disse que ainda não fez nenhum turismo rural, mas tem vontade: “Quero muito conhecer melhor as nossas raízes e todas belezas nordestinas”, disse a estudante.

A professora do curso técnico em Hospedagem Jaqueline Alves, responsável pela organização Fórum de Turismo, destacou que para o Turismo Rural crescer principalmente nos pequenos empreendimentos e nos assentamentos da reforma agrária, é preciso existir um esforço conjunto dos agricultores, através do associativismo e do acesso às políticas públicas do governo para fomentar a atividade: “O turismo rural pode ser uma ótima alternativa para períodos de crise. Não é a salvação da lavoura, mas uma forma de geração de renda”, explicou.

Fim do conteúdo