Seminário alerta sobre a importância da inclusão de surdos na área profissional

Evento realizado nesta terça-feira (12) no IFPE-Barreiros recebeu convidados da Mata Sul e da região metropolitana do Recife

Com o objetivo de encontrar caminhos para uma maior participação de pessoas com deficiência auditiva no mercado de trabalho, o IFPE-Barreiros realizou nesta terça-feira (12) o seminário Inclusão de Surdos na Área Profissional. Cerca de 200 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de surdos de várias partes do Estado.

Na abertura do seminário, o diretor do Campus Barreiros Adalberto Arruda destacou a importância de propor soluções que minimizem o déficit de surdos que trabalham com carteira assinada. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) existem 9,7 milhões de surdos no país e, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), apenas 73 mil estão no mercado formal.  Já Márcia Girlene, coordenadora pedagógica da Pró-reitoria de Extensão do IFPE, lembrou que a situação é ainda mais grave no nordeste do Brasil: “nós vemos  evolução de oportunidades de emprego em outras regiões, mas isso não tem acontecido no Nordeste. É preciso que as políticas públicas existentes saiam do papel e sejam implementadas com investimento”, destacou Márcia.

Uma das palestrantes convidadas foi a professora surda Patrícia Cardoso. Além de destacar a importância da lei de cotas, que garante oportunidade às pessoas surdas no mercado de trabalho, Patrícia ressaltou a importância de valorizar o potencial de cada um: “toda pessoa surda tem a mesma capacidade de um ouvinte. A única diferença é que aprendemos em outra língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa característica deve ser respeitada porque é um direito humano”, frisou. Já o outro palestrante, Bernardo Klimsa, salientou a necessidade dos surdos buscarem a dedicação máxima aos estudos: “ quem é surdo, assim como qualquer outra pessoa, precisa acreditar em si e buscar o máximo de conhecimento e qualificação para ter uma melhor remuneração no futuro” explicou Klimsa, que é mestre em Ciências da Linguagem.

Além da palestra, o seminário também teve outras atrações. Os alunos surdos do IFPE-Barreiros apresentaram uma peça de teatro que destacou a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no dia a dia de quem tem deficiência auditiva. Protagonizada pelo aluno surdo João Vitor Nascimento, do curso técnico em Agropecuária, a peça foi dividida em duas partes: no primeiro ato, apresentou as dificuldades de aprendizado e convívio familiar sem o auxílio de Libras. Posteriormente, a peça mostrou que, com o auxílio de Libras, a as devidas oportunidades, os surdos tem potencial para conquistar o mesmo sucesso de uma pessoa ouvinte.