Peça sobre Negra Fulô vence o Festival de Literatura

Obra encenada por alunos do 3° ano do curso técnico em Alimentos foi aplaudida de pé pelo público presente

Com a mistura de elementos do poema “Essa Negra Fulô”, de Jorge de Lima e do poema “Gritaram-me Negra” de Victoria Santa Cruz, a turma do 3º ano do curso técnico em Alimentos emocionou a plateia do Festival de Literatura e levou às lágrimas alguns dos professores e alunos presentes. Além de vencer entre os terceiros anos, a turma conquistou o primeiro lugar na classificação geral. O evento foi realizado no sábado (8), no Auditório Central do IFPE-Barreiros e apresentou doze peças com foco na representatividade do negro na literatura.

Festival de Literatura - Ana Francisca Alves

Uma das atrizes da peça vencedora e aluna do curso de Alimentos, Ana Francisca Alves, explica que o resultado foi fruto de muitos ensaios e companheirismo de três anos de convivência no Ensino Médio: “Pensamos juntos em cada detalhe e com a colaboração de todos, conseguimos transmitir a mensagem que queríamos passar. Inspirados nos dois textos, colocamos o enfoque na discriminação racial sofrida por uma jovem descendente de escravos, que vive na classe média alta de Salvador (BA) ”, explica a aluna.

O curso técnico em Alimentos também conquistou a vitória na categoria “1º ano do Ensino Médio” com a peça “Otelo” de William Shakespeare. Já o prêmio para o “2° ano do Ensino Médio” foi para o curso técnico em Agropecuária (2º A), com a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Para a professora Marineide Cavalcanti, o Festival foi um sucesso: “Os alunos foram super comprometidos. Eles capricharam na produção textual e também na interpretação. Nós da organização do evento ficamos muito satisfeitos”, elogia a professora.