Campus Barreiros promove inclusão em sala de aula

Ações foram desenvolvidas com foco na assistência aos alunos com algum tipo de deficiência

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFPE-Barreiros (Napne), em conjunto com Pró-Reitoria de Extensão do IFPE, realizou nos dias 26 e 27 de março o evento “Inclusão em Ação”. Entre as atividades, foram feitas entrevistas de alunos com deficiência. A intenção dessa iniciativa é elaborar um relatório que aponte soluções para as necessidades e dificuldades encontradas na rotina dos estudantes.

Outra proposta do evento foi a realização de dinâmicas sobre inclusão nas turmas em que há alunos com deficiência. Segundo Rogério Santos, coordenador do Napne do IFPE-Barreiros, a meta é conscientizar os jovens sobre a importância de incluir, além de ressaltar que todas as pessoas devem ter direitos iguais, independentemente de suas diferenças:

No ambiente de educação, a inclusão precisa ser um compromisso de todos. Apresentar essa visão de igualdade é só o início de um trabalho de conscientização que deve ser diário” esclareceu Rogério. Segundo ele, a próxima etapa da “Inclusão em Ação” é reunir servidores de todos os setores do Campus para tratar de futuras ações que promovam a melhoria no apoio às necessidades dos alunos com deficiência.