Jornada de Iniciação Científica reúne estudantes de Barreiros, Cabo e Ipojuca

O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), ofereceu treinamentos a estudantes que fazem pesquisa em seus campi

Nos dias 2 e 3 de abril, o IFPE realizou a Jornada de Iniciação Científica (JIC). O evento reuniu estudantes que desenvolvem pesquisa nos campi Barreiros, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. A JIC é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFPE (Propesq).

No caminho, investigativo da pesquisa, nós conseguimos ampliar nossa visão de mundo. Temos condições de pensar de forma inovadora, para transformar não só a nossa realidade, mas a da sociedade”, disse coordenadora de pós-graduação da Propesq, Magadã Lira, que ofereceu o primeiro treinamento do dia, em Redação e Publicação de Artigos Científicos. À tarde, Márcio França Lima, diretor de Pesquisa da Propesq, ministrou a oficina “Apresentação de Trabalhos Científicos”.

Na quarta-feira (03), a JIC foi concluída com o minicurso “Patentes: Busca de Anterioridade”,oferecido pelo professor Leonardo Rabelo, que apresentou aos estudantes os passos iniciais para o registro de patentes e propriedade intelectual. “Todas as atividades ofertadas pela JIC foram essenciais na busca por conhecimento e na integração com outros projetos. No futuro, os alunos vão poder modificar ou melhorar os planos de trabalho e estarão mais bem preparados para a escrita de resumos e artigos”, disse o coordenador de Pesquisa e Extensão do IFPE-Barreiros, Rômulo Souza.

JIC

Além de participar da JIC, os bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBIT) têm o compromisso de apresentar seus resultados de pesquisa em relatórios e congressos. “Foi um momento único. Além da grande oportunidade de trocar conhecimento com pesquisadores de outros campi, os cursos ofertados foram úteis para aprimorar a pesquisa e também para o dia a dia em sala de aula, na apresentação de seminários e outras atividades”, relatou Dafné da Silva, estudante do 5º período do curso técnico em Alimentos do Campus Barreiros.