Cine Carimã exibe histórias de casamentos precoces no Brasil

Documentário “Casamento Infantil” terá sessão nesta quinta-feira (12) no Campus Barreiros

O Brasil é o 4º país no mundo com maior índice de casamentos de crianças e adolescentes. A incidência maior é entre as meninas. São mais de 500 mil que interrompem a fase de estudos e brincadeiras para assumir responsabilidades de adulto, segundo estudo do Banco Mundial. Com o intuito de debater com os estudantes o significado desta realidade, o Cine Carimã exibe nesta quinta-feira (12) o documentário “Casamento Infantil”, da Ong Plan International Brasil. A sessão inicia às 8h no Auditório da Biblioteca do Campus Barreiros.

O documentário apresenta a história de duas meninas – Marília, que vive no Maranhão e Daniela, na periferia de São Paulo. Em comum, duas jovens que tiveram a vida impactada pelo casamento precoce. Segundo o professor responsável pelo Cine Carimã, Tiago Cargnin, o tema foi sugerido pelas bolsistas do projeto de extensão devido à permanência dessa prática na sociedade brasileira, especialmente nas áreas rurais: “É um assunto muito próximo de estudantes de nosso Campus e está diretamente relacionado à gravidez na adolescência. É importante que os alunos entendam a realidade que os cerca para poder mudá-la”, explica Cargnin.