29º Fórum de Turismo celebra a cultura quilombola no dia da consciência negra

Com foco na comunidade Engenho Siqueira, de Rio Formoso, o evento acontece próxima quarta às 19h

O curso técnico subsequente em Hospedagem do IFPE Barreiros promove o 29º Fórum de Turismo a partir das 19h na tenda externa do campus (ao lado da lanchonete) no dia da consciência negra (quarta-feira 20/11). Organizado pelos alunos do segundo período com orientação do coordenador do curso, professor Alan Machado, a edição deste semestre celebra a Cultura Quilombola. O evento tem como foco a comunidade quilombola Engenho Siqueira, de Rio Formoso, lançando um olhar sobre a identidade negra. Para compor a mesa de discussão, dois representantes da comunidade, Moacir Correia de Santana e Cristiane Correia da Silva, juntam-se a professora titular voluntária do departamento de oceanografia da UFPE, Maria Elisabeth de Araújo.

Bióloga e autora do livro História de pescadores: meio ambiente, recursos pesqueiros e tradição em Rio Formoso, Maria Elisabeth investigou a comunidade do Siqueira não apenas em seus aspectos naturais, mas também culturais. Por isso, quando os alunos de hospedagem decidiram o tema, o convite à autora do livro para a composição da mesa pareceu evidente. “O turismo tem função essencial na valorização da cultura local. É preciso conhecer e compreender os espaços da região para dar suporte ao desenvolvimento do turismo, não apenas o voltado para o lazer, mas também para a cultura”, explica Alan Machado.

Após a palestra, um coquetel será realizado no refeitório do campus com comidas que remetem à cultura afrobrasileira, incluindo bolos preparados pela comunidade do Siqueira . A participação no evento é gratuita, mas tem vagas limitadas. A inscrição deve ser feita no site https://www.sympla.com.br/cultura-quilombola__644230 .