Barreiros oferece preparatório para o Enem à distância

O projeto tem início dia 22/06 com foco nos cursos técnicos integrados do nosso campus

A partir da segunda-feira 22 tem início o projeto piloto de ensino remoto para estudantes dos terceiros anos do curso técnico em Agropecuária e do 5º e 6º períodos do curso técnico em Alimentos. As aulas não contam como carga horária curricular e são facultativas tanto para os alunos quanto para os professores, mas com adesão ostensiva destes últimos. Durante 21 dias serão produzidos pelos professores e compartilhados através da plataforma Google Classroom conteúdos direcionados à preparação para o Enem. Nesta primeira semana as atividades serão assíncronas, mas a partir da próxima segunda a grade de horário deve incluir também atividades síncronas, completando a formação.

Ao final da terceira semana será feita uma avaliação da metodologia e aplicação do projeto, inspirado na iniciativa de outros institutos federais, para que ele sirva como experiência para novas possibilidades de atividades remotas durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais. “Nós já realizamos o diagnóstico da realidade de nossos estudantes e também do corpo docente em relação ao acesso às tecnologias de informação e comunicação. Agora passamos para uma nova fase com este projeto para entender melhor nossas possibilidades nesse momento de isolamento e distanciamento social, sabendo da fragilidade dos nossos estudantes”, explica o diretor do departamento de Desenvolvimento Educacional, Caetano Pereira. A professora Cristiane Conde, responsável pelo projeto, reforça também o caráter experimental da inciativa: “Diante do distanciamento do retorno efetivo às aulas presenciais, no formato com o qual temos total intimidade, somos instigados a  construir novos caminhos de ensino- aprendizagem. Neste momento, o IFPE ainda não adotou a modalidade remota como ferramenta para promover atividades curriculares, mas tem realizado, periódica e incansavelmente, encontros com seus gestores de Ensino  para analisar as diversas possibilidades de efetivação de nossa missão precípua: ofertar, com equidade, educação pública e gratuita de qualidade “.

Qualquer dúvida, entrar em contato:

projeto.piloto@barreiros.ifpe.edu.br
apoioaoensino@barreiros.ifpe.edu.br