Campus Barreiros recebe primeira turma do projeto “Agrotech Play!”

Feito em parceria com o Campus Ipojuca, projeto promove a iniciação tecnológica de alunos de escolas públicas

O Campus Barreiros recebeu, nesta última quarta-feira (27), a primeira turma com 35 estudantes do Colégio Municipal José Canuto para início do projeto Agrotech Play!, feito em parceria com o Campus Ipojuca e que promove a iniciação tecnológica de alunos de escolas públicas.

O evento contou com a presença da secretária de Educação de Barreiros, Onilda Belo; o diretor-gestor do Colégio Municipal José Canuto, Carlos Gomes da Silva; o diretor-geral do Campus Barreiros, Adalberto de Souza Arruda; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Caetano Cláudio Pereira Júnior; e o coordenador geral de Ensino, Renaldo Fernandes Sales da Silva. Além da participação da equipe executora do projeto, esteve presente também o professor de Física Maelyson Rolim, que realizou uma demonstração de robótica para os estudantes.

De acordo com José Mário Lemos, docente do Campus Barreiros e coordenador do projeto, o Agrotech Play!” vai possibilitar a iniciação tecnológica de 400 alunos do oitavo e nono ano de escolas públicas, contemplando também filhos de pequenos agricultores, quilombolas e indígenas. “Com foco no ensino de programação aplicada através da Plataforma Arduino para aplicações agrícolas, a iniciativa vai utilizar metodologias ativas de aprendizagem, colocando o aluno como protagonista no processo de aquisição do seu conhecimento”, detalha o coordenador. O docente esclarece ainda que as ações vão atender seis municípios do estado de Pernambuco: Barreiros, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém e Ipojuca.

Além do professor José Mário, a equipe executora do projeto é formada também pelos professores Tales Viglioni (Campus Barreiros) e Thiago Victor (Campus Ipojuca), e por estudantes dos cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Mecânica, Engenharia Mecânica, Licenciatura em Química e Tecnologia em Agroecologia. Submetido pelo Campus Barreiros, em parceria com o Campus Ipojuca, o projeto “Agrotech PLAY!” foi um dos 60 selecionados pelo edital nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), voltado à promoção da iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada.

Confira abaixo alguns registros do momento:

WhatsApp Image 2022-04-27 at 17.16.293.jpeg

WhatsApp Image 2022-04-27 at 17.16.306.jpeg