IV Jornada de Agroecologia discute questões territoriais

Evento acontece entre 25 e 26 de outubro aberto à toda comunidade e com participação de convidados externos

O Campus Barreiros do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE -Barreiros) realiza, entre os dias 25 e 26 de outubro de 2022, a IV Jornada de Agroecologia e Agricultura Familiar. O evento, aberto a toda a comunidade e com entrada gratuita, tem por objetivo debater temas relevantes para a agroecologia e agricultura familiar na Mata Sul de Pernambuco.

Realizada pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia, Agricultura Orgânica e Desenvolvimento Sustentável (NEADS) em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPE – Campus Barreiros, a quarta edição do evento tem como tema “Agroecologia e Território”, discutindo o contexto do conflito agrário no Brasil, em Pernambuco e, especialmente, na Zona da Mata Sul do Estado. Assim, a jornada abre espaço para a voz de entidades que atuam nas questões relacionadas a esta temática em nossa região além de agricultores e agricultoras que convivem diariamente com essa realidade.

A programação conta com duas mesas redondas principais: “Aspectos históricos da questão agrária no Brasil, Pernambuco e na Mata Sul de Pernambuco” e “Mulher, Agroecologia e Território”; além de uma roda de diálogos entre estudantes e egressos do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia que culminará com a comemoração dos 10 anos desse curso superior no IFPE – Barreiros. O evento terá a participação de representantes de sindicatos, associações e Organizações Não-Governamentais, além de professores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal da Bahia e do próprio IFPE.

Acesse aqui a programação completa