IFPE Barreiros divulga procedimentos de matrícula para aprovados em seleção simplificada

Os/as candidatos/as podem realizar a matrícula presencialmente entre 03 e 14 de março

O IFPE Campus Barreiros divulgou nesta quinta-feira (02 de março) edital de matrícula para candidatos/as aprovados/as na seleção simplificada para ingresso nos cursos superiores em 2023.1.  As matrículas são presenciais, devem ser feitas no na secretaria de cursos superiores do campus, entre os dias 03 e 14 para aqueles/as que foram aprovados/as na chamada regular. Demais candidatos devem ficar atentos/as ao cronograma presente no anexo G do edital para acompanhar as reclassificações.  A solicitação para interposição de recursos também deverá ser feita de maneira presencial, no prédio central do campus, no setor de protocolo das 8h às 11h e das 13h às 16h.

>>> Acesse aqui o edital de matrícula e seus anexos.

Para realizar a matrícula, o/a candidato/a aprovado/a deverá apresentar os seguintes documentos comprobatórios:
a) Certidão de Nascimento ou de Casamento legível, sem emendas ou rasuras (original e cópia simples, no caso de matrícula presencial);
b) Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente e Histórico Escolar, ou, alternativamente, Declaração de Conclusão (originais e cópias simples), esta última contendo o carimbo da escola e da pessoa responsável pela declaração (apresentar juntamente com o ANEXO F devidamente preenchido), legível, sem emendas ou rasuras, devendo o/a candidato/a, em até 30 (trinta) dias, entregar o Certificado ou equivalente e o Histórico, sob pena de cancelamento da matrícula;
d) uma foto 3×4 recente;
e) documento de identificação do/a candidato/a (original e cópia simples, no caso de matrícula presencial), conforme subitem 5.1.1;
f) comprovante de quitação com a justiça eleitoral, se maior de 18 anos;
g) documento comprobatório de regularidade com o Serviço Militar  (cópia simples), para os maiores de 18 anos do sexo masculino;
h) documento de identificação do/a responsável legal (original digitalizado, no caso de matrícula on-line, ou original e cópia simples, no caso de matrícula presencial), conforme subitem 5.1.1, para menores de 18 anos;
i) documento emitido por entidades credenciadas que atestem que o/a candidato/a é oriundo/a do campo (para cursos de vocação agrícola).

Serão considerados documentos de identificação aqueles expedidos pelas secretarias de segurança pública, pelas secretarias de defesa social, pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Carteira Nacional de Habilitação (CNH); passaporte; carteiras expedidas por ordens ou conselhos que, por lei federal, são consideradas documentos de identidade. O documento apresentado deverá conter, obrigatoriamente, foto e os números de RG e CPF. Caso não conste o número do CPF no documento de identificação, o/a candidato/a deverá entregar documento emitido pela Receita Federal que comprove seu cadastro de pessoa física. Nos casos em que o/a candidato/a apresentar documento original e cópia simples, caberá a um/a servidor/a do IFPE compará-los e atestar a autenticidade da cópia.

Os/as candidatos/as que optaram pela reserva de vagas para pessoa com deficiência (PcD) deverão entregar o laudo médico emitido em data não anterior a 6 (seis) meses do certame, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).

Todos/as candidatos/as aprovados nas vagas destinados a pretos, pardos e indígenas (PPI) deverão ser submetidos ao procedimento de heteroidentificação e de aferição da condição de indígenas autodeclarados conforme data e local, disponível no ANEXO G. Este procedimento será realizado de forma presencial, independente da modalidade da matrícula. O/a candidato/a aprovados nas vagas destinados a pretos, pardos e indígenas (PPI) que não tiverem sua condição de heteroidentificação e de aferição da condição de indígenas validadas pela comissão avaliadora, não poderão serem matriculadas na condição de cotista.