Campus Barreiros promove encontro com familiares dos/as alunos/as da moradia estudantil

Evento aconteceu nesta última quarta-feira (25)

O IFPE Barreiros promoveu, nesta última quarta (25), um dia de integração com os familiares dos/as estudantes que integram a moradia estudantil do campus. O encontro reuniu 30 alunos e alunas internos/as dos cursos técnicos integrados em Agropecuária e em Alimentos, os diretores e os coordenadores de curso, além da equipe multiprofissional do campus composta por pedagoga, psicóloga e nutricionista.

O professor Caetano Pereira, diretor de Ensino, detalhou que o IFPE investiu 2,5 milhões na reforma do alojamento do Campus Barreiros. “Esse espaço é fundamental para dar oportunidade e educação de qualidade e gratuita aos jovens que residem na zona rural dos municípios da mata sul de Pernambuco. Em 2024, nossa escola fará 100 anos de prestação de serviço à comunidade, e vamos continuar trabalhando para uma melhor qualidade de vida das pessoas, através de uma educação inclusiva e democrática”, destacou Caetano.

A pedagoga Hélida Correia ressaltou a excelente infraestrutura do alojamento: “Nosso espaço possui quartos triplos com suíte, além de ser uma referência nacional na formação técnica profissional de qualidade nas áreas de agropecuária e de Alimentos”.  Já a psicóloga Francyelly Lamenha enfatizou que “a integração da família com a escola é fundamental para a saúde, desempenho e êxito dos nossos estudantes, principalmente dos que precisam morar na escola”.

Durante o encontro, as famílias também tiveram a oportunidade de conhecer o refeitório onde os/as estudantes fazem as três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). No total, são 300 refeições por dia para atender toda comunidade acadêmica. “Através das refeições, buscamos promover uma educação alimentar com a oferta de alimentos saudáveis, em que muitos são produzidos na própria escola ou adquiridos da agricultura familiar, explicou a nutricionista Jamille Mendonça.

O professor Julio Cesar, coordenador geral da Assistência Estudantil, esclareceu que anualmente são investidos, por meio de recursos da assistência estudantil, 1,5 milhões de reais no Campus Barreiros. “Temos 200 estudantes beneficiados com bolsa de manutenção acadêmica. Cada estudante recebe R$200 por mês e os que moram na escola recebem R$300. Em 2024, queremos ampliar o número de vagas do Programa Moradia Estudantil, passando das atuais 30 vagas para 90, o que representa um aumento de 200%”, pontuou Julio.

Para conferir mais fotos do encontro, clique aqui.