IFPE Barreiros divulga nota sobre contenção orçamentária

A Direção-geral (DG) do Campus Barreiros deseja esclarecer à Comunidade Escolar os impactos da recente contenção orçamentária dos Institutos Federais e a necessidade de devolução de crédito orçamentário.

Em conformidade com o Decreto nº 12.120, de 30 de julho de 2024, houve uma contenção de 20,6% para o IFPE. Isso resultou na devolução de R$ 694.567,92 (seiscentos e noventa e quatro mil, quinhentos e sessenta e sete reais e noventa e dois centavos) do orçamento do Campus Barreiros. Tal contenção se deu em toda a esfera federal, visando atender o resultado primário definido pelo teto de gastos.

Informamos que, a partir desta data e enquanto a contenção estiver em vigor, será necessário suspender parcialmente algumas atividades, como: diárias e passagens, ajudas de custo para participação em eventos funcionais; aquisição de materiais e equipamentos de informática; reavaliação do planejamento da Coordenação Geral de Produção (CGP) para o semestre 2024.2, focando exclusivamente nas atividades de ensino, entre outras suspensões, excetuando-se as atividades que já estavam agendadas até a data da contenção.

Adicionalmente, a Direção-geral, juntamente com a Direção de Administração e Planejamento (DAP), realizarão reuniões periódicas para reavaliar as medidas tomadas, priorizando sempre garantir o melhor funcionamento possível dentro das atuais condições.

Reforçamos a importância do diálogo, da transparência e da composição financeira para o funcionamento do Campus. Mesmo quaisquer dificuldades, continuamos comprometidos com uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Na expectativa para que, o orçamento seja recomposto e os empenhos sejam liberados, agradecemos a compreensão e cooperação da comunidade escolar.