Ex-aluno mais velho do IFPE-Barreiros compartilha suas memórias para documentário

Carlos Gomes foi estudante entre 1942 e 1946, e gravou depoimento para documentário sobre o centenário do campus

Na última quinta-feira (10/10), parte da equipe da comissão organizadora das comemorações do centenário do Campus Barreiros foi ao distrito de Sapucarana, localizado no município de Bezerros (PE), onde reside o senhor Carlos Gomes dos Santos. Aos 95 anos, ele é o ex-aluno mais velho que estudou no campus, quando ainda era chamado de Patronato Agrícola João Coimbra.

O objetivo da visita foi para gravar o depoimento dele para o documentário que está sendo produzido sobre o centenário do campus. Carlos, que foi estudante entre os anos de 1942 e 1946, compartilhou suas memórias sobre o funcionamento da instituição nos anos de 1940, que ajudaram a entender um pouco mais da história do local, além de apresentar fotos, que também integrarão o memorial do campus. O ex-aluno também falou sobre Romão, seu irmão falecido em 2022, que ingressou junto com ele no instituto.

Ao final das gravações, o senhor Carlos e seus familiares mostraram um pouco do distrito de Sapucarana, o jardim da família e a região da associação de produtores rurais fundada por ele. Além disso, Carlos doou ao campus um sofá que foi do avô dele. O móvel tem mais de 100 anos, e a doação foi uma homenagem ao centenário da instituição.

A visita contou a presença do diretor-geral Caetano Júnior, da assessora de comunicação Taciana Soares, da professora de História e memorialista Lícia, da agrônoma Patrícia e do motorista Daniel. A equipe agradece imensamente ao senhor Carlos, à sua esposa, senhora Bia, e a sua filha Biacarla, pela gentileza e receptividade por ter tornado esse dia especial e inesquecível para todos e todas.