Início do conteúdo

IFPE Campus Barreiros realiza o 41º Encontro de Ex-Alunos

Evento de 2025 reforça vínculos, homenageia egressos e destaca presença feminina na história da instituição


No dia 30 de agosto de 2025, o Campus Barreiros realizou a 41ª edição do Encontro de Ex-Alunos. O evento, que acontece desde 1980, celebra a história da instituição, os vínculos afetivos e as amizades construídas ao longo dos anos. Hélida Correia, pedagoga do campus e coordenadora de eventos, sintetizou com sensibilidade o sentimento da festa:

“O amor e o orgulho demonstrados pela nossa instituição revelam que o IFPE não foi apenas um espaço de formação acadêmica, mas também de transformação pessoal, de amizades que se eternizam e de oportunidades que mudaram vidas. O evento parece uma grande festa de família, no quintal de casa.”

Neste ano — o segundo em que a celebração voltou a ocorrer dentro do campus após um longo hiato — o encontro reuniu, em média, 310 pessoas, de diversas turmas: desde os anos 1960 até ex-alunos que concluíram seus cursos no ano passado.

Em 2025, o principal homenageado foi Pedro Moura, um dos idealizadores do evento, falecido em dezembro de 2024. Também foram homenageados José Geraldo, conhecido como Pelé, da turma de 1984, e Carlos Gomes dos Santos, da turma de 1946, que havia sido o principal homenageado da edição anterior. Ambos faleceram no último mês.

As homenageadas de honra foram mulheres que marcaram a trajetória do Campus Barreiros, representadas por dez ex-alunas e servidoras. Sobre essa escolha, o professor Diego, diretor do Departamento de Desenvolvimento Educacional e também ex-aluno da instituição, destacou o protagonismo feminino ao longo do centenário da escola:

“O campus, desde sua origem e vocação agrícola, tem uma presença masculina muito forte. Na edição de 2025 do encontro de ex alunos, a gente quis ressaltar que, apesar da presença masculina ser majoritária nesses 100 anos do campus, a presença feminina sempre foi muito forte, marcante.”.

Além do momento solene — com hasteamento das bandeiras, formação da mesa de honra, homenagens e escolha da comissão organizadora para a festa de 2026 — o encontro contou com a tradicional feijoada, aberta a todas as pessoas presentes.

A partir das 12h30, a programação incluiu bingo e diversas apresentações culturais, realizadas por alunos, ex-alunos e servidores da casa, como Mark de Souza, Jeoh Miranda, a Big Band do Campus Barreiros (regida pelo professor Petrônio da Silva) e a Banda Toxina, formada por estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado e Tecnologia em Agroecologia.

Para o diretor-geral, professor Caetano Pereira — ex-aluno, filho de ex-aluno e participante do evento desde 1997 — o Encontro de Ex-Alunos do IFPE Campus Barreiros representa, além do fortalecimento de laços e reencontros entre amigos, um momento ímpar de acompanhamento dos egressos:

“Além da celebração, o evento visa promover o acompanhamento dos egressos, essencial para obter um feedback valioso da comunidade que se formou em nossa instituição e hoje atua em diversas áreas. Essa interação reduz a distância entre os ex-alunos e a escola, permitindo que eles colaborem com o desenvolvimento da instituição.”.

O Encontro de Ex-Alunos do IFPE Campus Barreiros acontece todo último sábado de agosto e integra o calendário oficial do município de Barreiros.

Acesse as fotos do encontro de 2025 no link: https://photos.app.goo.gl/rz2qzeYnQEGc2Q8RA 

Confira alguns registros abaixo:

Fim do conteúdo