Perfil Profissional
https://www.ifpe.edu.br/campus/jaboatao/cursos/tecnicos/subsequente/comercio/perfil-profissional
O Técnico em Comércio é o profissional de nível médio que atende às necessidades de empresas públicas, privadas ou do terceiro setor no que se refere a processos comerciais de compra e de venda, auxiliando no processo de execução das atividades ligadas ao dia a dia das empresas, bem como a tomada de decisões e na proposição de soluções que visem a otimização de processos e ferramentas da gestão comercial.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC/SETEC, 2012), o Técnico em Comércio apresenta qualificações que possibilitam desenvolver diversas atividades, tais como:
– Aplicar métodos de comercialização de bens e serviços, visando à competitividade no mercado e atendendo às diretrizes organizacionais;
– Comunicar previsões e demandas aos fornecedores;
– Efetuar controle quantitativo e qualitativo de produtos e procede à sua armazenagem no estabelecimento comercial.
A proposta deste curso é formar um profissional técnico de nível subsequente que seja capaz de articular teoria à prática, demonstrando conhecimentos, competências, habilidades e atitudes para o desenvolvimento das atividades inerentes aos métodos de comercialização de bens e serviços, de modo que ele possa adquirir conhecimentos de base científica, técnica e humanista direcionados para área de Gestão e Negócios. Além disso, o curso proporcionará condições favoráveis para aplicação dos conhecimentos apreendidos em situações teórico-práticas nas atividades comerciais; e fornecer ferramentas para o desenvolvimento de competências demandadas do mundo do trabalho, assim como uma formação técnico-humanista.
Ao final de sua formação, o profissional estará apto a aplicar métodos de comercialização de bens e serviços; efetuar controle quantitativo e qualitativo de produtos; coordenar a armazenagem no estabelecimento comercial; elaborar planilha de custos, verificar a demanda e comunica previsões aos fornecedores, operacionalizar planos de marketing e comunicação, logística, recursos humanos e comercialização.