IFPE Jaboatão conclui sua edição da 20ª SNCT com programação diversificada

O evento aconteceu nos dias 21, 23 e 24 de outubro no próprio campus e abordou temas como inteligência artificial, arte e inovação

O IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes concluiu, na noite da última terça-feira (24), a sua edição da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada nos dias

. Com a participação de estudantes da instituição e também de parcela da comunidade jaboatonense, a programação local contou com oficinas, painéis e palestras de diversas áreas de conhecimento – inteligência artificial, arte, gestão de negócios, psicologia etc. – seguindo o tema nacional “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, que faz alusão ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável.

Professores e estudantes do próprio campus conduziram programações sobre relevantes temáticas de diferentes disciplinas, como questões filosóficas e éticas sobre a relação entre natureza e tecnologia, prototipação e Pitch, saúde mental, redação de textos acadêmicos, cursos rápidos de HTML, Informática Básica e de softwares para aprender Matemática, além de oficina de fotografia e confecção de máscaras de argila. Outro ponto importante da SNCT deste ano foi a apresentação de trabalhos feitos por recém-formados e estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do campus, que relacionaram Inteligência Artificial com melhoria nos diagnósticos de doenças respiratórias e de câncer de mama, com identificação de crustáceos e de fake news, por exemplo.

Convidados – Participantes da 20ª SNCT no IFPE Jaboatão puderam assistir no dia 21 à palestra “Tecnologia e Met

erorologia”, ministrada por Edvânia Pereira dos Santos – Doutora em Meteorologia e meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Climas (APAC) – na qual abordou a evolução dos recursos tecnológicos na atividade meteorológica ao longo da história, desde ferramentas analógicas aos computadores atuais.

Já na terça-feira (24), o(a)s estudantes do campus puderam aprender mais sobre inteligência emocional na palestra “Regulação emocional no ambiente acadêmico e profissional”, ministrada pela acadêmica de Psicologia Joana D’Arc Mendonça Oficina, sem esquecer da divertida e instrutiva oficina “Oratória: tecnologias teatrais e regulação emocional, dirigida pela professora de teatro Monalize Ribeiro.

No mesmo dia foi apresentada a palestra “Inovação, futuro do trabalho e comportamento humano”, conduzida por João Tompson, co-fundador da startup pernambucana Happen e um dos criadores da plataforma Quark. Tompson conversou com os presentes sobre os diversos tipos de inovação, as mudanças na educação e na forma de trabalhar, além de explicar o quão necessário é desenvolver soft skills (inteligência emocional, capacidade de liderar e ter iniciativa, por exemplo) no atual mercado de trabalho.

E, na noite da última terça-feira (24), a cientista de dados Alessandra Aleluia Alves, que trabalha para GAVB – empresa do Grupo Boticário focada em soluções digitais -, ministrou uma palestra sobre Ciência de Dados, como funciona a coleta, análise e interpretação de informações digitais, além questões éticas relacionadas à questão.

Inova Jaboatão – Um dos pontos altos desta edição da SNCT no campus foi o 1° Ciclo de Inovação Aberta do IFPE Campus Jaboatão (Inova Jaboatão). Trata-se de uma maratona de inovação aberta, cujo objetivo foi engajar estudantes e professores da instituição no desenvolvimento de soluções inovadoras, capazes de responder aos desafios identificados por eles e por empresas da região, organizações não governamentais ou instituições públicas parceiras.

O Inova Jaboatão aconteceu durante os três dias do evento, com oferecimento de cursos/workshops sobre ideação, modelagem de negócios, prototipação e Pitch (apresentações rápidas de negócios/soluções inovadoras) para o(a)s participantes, que puderam submeter suas propostas com mais solidez.

Foram selecionadas três equipes, cujas propostas foram julgadas por uma banca de avaliadores de acordo com critérios previamente estipulados em edital, como coerência entre a aplicação da solução e os requisitos estabelecidos, caráter inovador e viabilidade técnica e financeira de execução, entre outros.

E, após decisão da banca, quem venceu foi a Equipe Lum, composta por Messias Acacy Ferreira de Lima e Lucas Mateus Marinho dos Santos Silva, que idealizaram soluções para pequenos empreendedores.