Notícias
Professora do IFPE Jaboatão recebe XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero
Viviane Aureliano foi uma das premiadas em cerimônia realizada nesta quinta (08) no Auditório Cais do Sertão, no centro do Recife
A professora Viviane Aureliano (segunda da esquerda para a direita), do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes, recebeu na manhã desta quinta-feira (08) o XIV Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero, ofertado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) juntamente com a Secretaria da Mulher de Pernambuco (SECMulher/PE). A cerimônia aconteceu no Auditório Cais do Sertão, localizado no centro do Recife.
Viviane foi premiada na categoria “Relatos de Experiência Pedagógica”, destinada a professores(as) do Ensino Médio e Ensino Médio/Técnico, ao apresentar as vivências no projeto de extensão desenvolvido no IFPE Jaboatão durante o ano de 2024, que objetivou incentivar meninas no ingresso em cursos da área da Computação.
Projeto Meninas na Computação
De acordo com a professora, a baixa representatividade feminina no campo de Computação e TIC leva meninas e mulheres a enxergá-lo como exclusivamente masculino e também à crença de que elas não podem ingressar nesse tipo de cursos. No entanto, um estudo conduzido pela Microsoft Research em 2018 mostrou que o número de meninas e mulheres jovens interessadas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – conhecido como STEM (acrônimo em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics) – quase dobrou em lugares na Europa que oferecem a elas algum modelo para inspirá-las. Daí veio a ideia para o programa.
Ele teve por objetivo principal incentivar meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes
a ingressarem em uma carreira na área de Computação e TIC. Ele atendeu como público-alvo:
- Meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes; e
- Comunidade escolar interna do campus.
As principais ações que foram desenvolvidas neste projeto de extensão envolveram a realização de dois cursos de introdução à programação, um de programação com a ferramenta Scratch8 e outro de introdução a HTML e CSS. Também foram realizadas rodas de diálogo e cine debates com o foco no tema da maior participação feminina na área.
Além de Viviane, a iniciativa contou também com a professora colaboradora Emmanuele Ribeiro e com as bolsistas Vanessa Carla e Maria Eduarda Santana, estudantes do curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da instituição.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero tem por objetivo estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre relações de gênero. A partir dessa iniciativa são promovidos os direitos das mulheres em sua diversidade, por meio de produção de textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco.