Dia da Robótica movimenta Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento contará com palestras e oficinas introdutórias e sobre temas mais específicos da área

Para dar prosseguimento à programação da 2ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFPE, o Campus Jaboatão preparou para esta quinta-feira (10) um dia inteiro com atividades voltadas à Robótica. A área será contemplada com palestras e oficinas que objetivam introduzir o assunto e também tratar de temas mais específicos. Além disso, o evento segue até esta sexta-feira (11), com ações em diversas áreas do conhecimento. Saiba mais AQUI.

Confira a programação do Dia da Robótica:

Palestra:: Arduino Overview | Erick Simões | 40min
Esta palestra apresenta o Arduino (plataforma, linguagem, hardware) e em seguida discute sobre a licença, os princípios de DIY e projetos. É abordado também as vantagens em relação a outros microcontroladores, uso da marca, interface com software, principais placas, shields e principais fontes de informação.
>> Erick Simões:
Bacharel em Sistemas de Informação, bolsista pesquisador no Cesar, Diretor Geral do Makerama. Tem experiência com Arduino desde 2010, onde já desenvolveu projetos de robótica para competição e A.R.

Palestra:: Uma introdução ao Raspberry Pi | Eron Neto | 40min
Apresentação da placa e plataforma Raspberry. O mini computador de US$35 que tem como objetivo ensinar a programar e incentivar tecnologia em escolas. Aplicações do Raspberry e como realizar projetos em geral.
>> Eron Neto:
Estudante de Engenharia Eletrônica na UFPE (ultimo ano), com foco em eletrônica digital, sistemas embarcados e FPGAs. Maker nas horas vagas e aficionado por projetos de hardware livre.

Palestra:: Robotzoando: Informação, Tecnologia e Entretenimento | Gustavo Ribeiro | 40min
Um breve resumo da historia e motivos para a criação do canal no YouTube. Dentre eles o combate de robôs que também será abordado com algumas dicas para quem quiser se aventurar nas competições.
>> Gustavo Ribeiro:
Bacharel em Engenharia Eletrônica e Mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade de Pernambuco. Doutorando em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve pesquisas em robótica e participa de competições nessa área desde 2007.

Workshop:: Robô controlado por Bluetooth | Gustavo Ribeiro | 2h
Um workshop abordando toda a montagem e programação de uma plataforma robótica capaz de ser controlada por qualquer dispositivo Bluetooth, com foco principal em celulares Android.
>> Gustavo Ribeiro: