Bombeiros militares orientam atividade prática de segurança do trabalho

Nesta sexta-feira (26), os estudantes do Campus Jaboatão dos Guararapes puderam trocar experiências e construir saberes de uma forma diferenciada. Assim como em todos os semestres, os estudantes dos cursos Técnico em Qualidade e Informática em Internet foram contemplados com aulas práticas sobre prevenção e combate ao incêndio na disciplina de Segurança do Trabalho ministrada pela Professora Symone Figueiredo.  Com…

Com o apoio de bombeiros militares e equipamentos da Instituição, o objetivo é que o aluno construa conhecimento sobre prevenção de incêndio, uso de extintores, classes de incêndio e extinção de fogo, dentre outros.

Os estudantes gostam muito dessas aulas porque eles aprendem não só para atuar como profissionais, mas também levam orientações para diversas situações na vida”, relata a Professora Symone Figueiredo.

Para apreender conhecimentos de primeiro socorros, estudantes também realizam peças teatrais para simular situações de risco na indústria, no shopping, na escola e na residência. Além disso, desmaios, avaliação primária de vítimas e Ressuscitação Cardiopulmonar também são práticas abordadas.

Para o estudante João Pedro Sol Pimentel (3º período de qualidade), essa atividade é bastante motivadora porque auxilia os estudantes a aprenderem de uma forma mais dinâmica. “Aprender fica muito mais agradável, estimulante. Caso ocorra dentro da empresa, dentro de casa ou em qualquer lugar, já vou ter uma base para agir”, comemora ele.

Além disso, a nossa colaboradora terceirizada Maria Tereza Santos também relatou sua experiência com a orientação que recebeu dos bombeiros militares. “Agora, eu já sei como devo mexer com os extintores, como devo ter cuidados para evitar situações de risco”, explica ela.