I Mostra de Qualidade na produção de produtos verdes

Apresentação dos resultados da atividade interdisciplinar

Dando continuidade às atividades interdisciplinares do curso Técnico de Qualidade, nesta quarta-feira (24), aconteceu a I Mostra de qualidade na produção de produtos verdes realizada por estudantes do 1º período.

A iniciativa surgiu com o objetivo de promover a compreensão de uma gestão ambiental indissociável da gestão dos processos, do planejamento e da utilização de ferramentas da qualidade, de modo que a oferta de produtos e serviços agrida o mínimo possível ao meio ambiente.

Orientados pelos docentes Aline Clemente, Juliana Macêdo, Yuri Tiétre, Ana Josil e Francisco Chaves, a apresentação oral dos estudantes foi subsidiada por maquetes, banners, cartazes e datashow.

No período da tarde, os trabalhos apresentados abordaram as seguintes temáticas: “fabricação de sapato de couro”, “fabricação de sabão em pó”, “impactos ambientais na lavagem de automotivos”, “fabricação de bobinas de papel higiênico 100% reciclado”, “produção de cerveja”, “produção de cerâmica”, “extração de minério de ferro”, “fabricação de óleo bruto” e “produção de vinho”.

No período noturno, os temas apresentados foram “produção de maneira laminada”, “produção de aço”, “produção de esquadrias de alumínio”, “produção de celulose para papel”, “produção de polietileno”, “posto combustível”, “indústria cimenteira” e “abate de animal bovino”.

Para os estudantes, a Mostra foi uma oportunidade de adquirir experiência prática, de integrar conteúdos, conhecer a sequência de métodos organizacionais e refletir sobre o papel de profissionais e organizacionais na construção de um desenvolvimento sustentável. “Eu sabia que existia o conceito de cuidar do meio ambiente, mas não sabia que os resultados poderiam ser tão eficientes”, reflete a estudante Bruna Albuquerque (1º período – tarde).”

Para Aline Clemente, atividades como essas são relevantes para estimular o estudante a refletir sobre seu papel na sociedade, de modo que eles se tornem capazes de contribuir com métodos que agridam o mínimo possível o meio ambiente. “Queremos que nossos estudantes demonstrem capacidade de refletir os processos e propor mudanças”, analisa a docente.