Olimpíada Brasileira de Informática terá representantes do IFPE Jaboatão

Aconteceu, no dia 03 de junho, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) . Os estudantes do Campus Jaboatão dos Guararapes,  Pedro Souza e Silva e Juliermer Gilberto Machado Mendes, do curso Técnico de Informática para Internet, marcaram 300 pontos na prova da OBI e foram classificados para a 2ª fase, na qual apenas 35% das melhores notas se classificam. Os alunos, juntamente com um estudante do IFPE Campus Igarassu e outros treze da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) representarão o estado de Pernambuco na segunda fase.

A competição é organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que realiza todos os anos a OBI, uma competição organizada nos moldes de outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.

A participação em uma competição nacional de programação como a OBI é um item de peso no currículo dos estudantes, pois passar para a segunda fase é estar entre os melhores competidores.

O projeto no Campus Jaboatão é coordenado pelo professor Roberto Alencar, que impulsiona o projeto na instituição desde 2014 e conta com a participação do professor Diego Queiroz, que atua como orientador e preparador  dos alunos. Como fruto deste esforço, obtiveram a conquista dessa colocação.