Bolsistas de Extensão apresentam trabalho no Enext

Estudantes demonstram a aplicação da Gestão da Qualidade como diferencial competitivo nas micro e pequenas empresas

O Encontro de Extensão do IFPE, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, no Campus Recife, entre os dias 12 e 14 de dezembro, além da representação do Chefe de Divisão de Pesquisa e Extensão, Professor Luciano Cabral, pôde contar com bolsistas e servidores envolvidos com a extensão no Campus Jaboatão dos Guararapes. Todos  participaram de uma programação focada na Extensão Tecnológica, no empreendedorismo e na inovação para o desenvolvimento local e regional.

Na manhã de hoje, as bolsistas de extensão Júlia Ceron e Cibele Maria apresentaram, no IV Encontro de Extensão, os resultados da pesquisa desenvolvida, durante o ano de 2016, do projeto de extensão intitulado “Aplicação da Gestão da Qualidade como diferencial competitivo nas micro e pequenas empresas vizinhas ao campus Jaboatão”, sob a orientação da Técnica Administrativa Cristina Santos.

O projeto surgiu com a perspectiva de conduzir estudantes a desenvolverem a curiosidade para buscar meios de utilizar o conhecimento apreendido em sala de aula e realizar transformações nos ambientes organizacionais. Segundo a Coordenadora do projeto, outro objetivo foi também “ajudar a divulgar o potencial do Campus e, ainda mais, o curso técnico em Qualidade, por ainda ser muito novo no mercado pernambucano”.

Para Cristina Santos, “o projeto foi um desafio e, ao mesmo tempo, serviu como um grande aprendizado. Através dos esforços e a dedicação das estudantes e dos servidores envolvidos, pode-se mostrar ao micro e pequeno empresário que dá para implementar um sistema de qualidade sem ter que gastar muito dinheiro e que essa qualidade se reflete diretamente no seu negócio, sendo um diferencial nesse mercado tão competitivo”.

A realização do projeto pôde promover e auxiliar a organização estudada no aumento de sua produtividade, por meio de mecanismos e ferramentas gerenciais da qualidade, assim como conscientizar os funcionários e empresários da importância da sustentabilidade do projeto para a excelência na qualidade dos processos e serviços.

Como relata a estudante do curso Técnico em Qualidade, Júlia Ceron, os projetos de extensão agregam resultados tanto para a organização quanto para estudantes e servidores envolvidos: “Foi algo muito produtivo para mim, pois pude ver a prática da qualidade dentro de uma empresa com dificuldades reais e ainda tive que lidar com pessoas para desenvolver a conscientização e aprender a rotina do local”, revela ela.

O projeto também contou com um grande diferencial, que foi uma equipe técnica composta exclusivamente por técnicos administrativos do Campus. Além da Coordenadora do projeto, também participaram o Contador, Janderson Santos, a Técnica em Secretariado, Erika Lago, a Tecnóloga em Recursos Humanos, Angélica Nascimento, e a Assistente Administrativa, Mayara Luz.

Outro projeto que também foi desenvolvido no Campus Jaboatão dos Guararapes foi o projeto intitulado “Qualidade nos pequenos e médios empreendimentos em Jaboatão dos Guararapes”, sob a orientação da professora Djuri Vieira, com a participação dos estudantes Izaias Oliveira e Ariany Raysa Silva.