Estudante de ADS apresenta em congresso trabalho sobre incentivo a meninas no ingresso em cursos de Computação

A estudante Vanessa Carla da Silva, do 5º período de ADS do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes, apresentará trabalho no 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), em Brasília

A estudante Vanessa Carla da Silva, do 5º período do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes, apresentará um trabalho no 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), que acontecerá em Brasília de 21 a 25 de julho. A apresentação será realizada na próxima terça-feira (23), às 16 horas.

Trata-se do banner do artigo intitulado “Programa de Incentivo a Meninas no Ingresso em Cursos da área de Computação: um Relato de Experiência em Jaboatão dos Guararapes”, que contou com a coautoria de Maria Eduarda Santana dos Santos, também estudante de ADS, e das professoras do campus Viviane Cristina Oliveira Aureliano e Emmanuele Ribeiro de Mendonça. Elas relatam no trabalho a experiência obtida em um projeto de extensão realizado em 2023, com o objetivo de promover ações para incentivo a meninas estudantes do ensino médio de escolas públicas localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes a ingressarem em uma carreira na área de Computação e TIC.

De acordo com o artigo, a baixa representatividade feminina na área de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) leva meninas e mulheres a enxergarem esse campo como sendo exclusivamente masculino e que não pode ser ocupado por elas. No entanto, segundo as autoras, meninas e mulheres mostram-se mais interessadas no assunto quando elas possuem um modelo para inspirá-las.

Tal constatação originou o projeto, que consistiu na realização de dois cursos introdutórios de programação – curso introdutório de programação com o Scratch e curso introdutório de HTML e CSS – e outras ações, como cine debate, roda de conversa e palestra com uma cientista de dados. Estas atividades tiveram a participação de aproximadamente 290 estudantes.

O projeto de extensão foi contemplado pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) do IFPE e teve o auxílio do Campus Jaboatão dos Guararapes no suporte financeiro das bolsas para Vanessa e Maria Eduarda.