Estudantes do Curso Superior em ADS do IFPE Jaboatão defendem TCC

Trabalhos de Matheus Albuquerque Montenegro e Maria Luiza de França Duda foram defendidos de forma remota nos dias 26 e 27 de julho, respectivamente

Defesa de TCC

Foram realizadas de forma remota, na última quarta-feira (26) e nesta quinta-feira (27), as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de dois estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes. Trata-se dos trabalhos de Matheus Albuquerque Montenegro e Maria Luiza de França Duda, que foram analisados e aprovados por suas respectivas bancas de avaliadores.

O trabalho de Matheus, intitulado “Um estudo comparativo entre os frameworks Spring Boot e Quarkus na implementação do back-end de aplicações web com MongoDB”, foi apresentado na tarde do dia 26 de julho e teve como objetivo demonstrar metodologicamente qual dos duas ferramentas tem o melhor desempenho em endpoints relacionados a retorno de lista de todos os funcionários, cadastro de funcionários, marcação de ponto e envio de atestado médico.

Orientado pelo Professor Francisco do Nascimento Júnior e avaliado pelos Professores Eric Sales e Roberto Alencar, o TCC de Matheus procura disponibilizar informações úteis para desenvolvedores e pessoas interessadas em implementar projetos com esses frameworks e que estão em dúvidas em relação a qual tem o melhor performance.

Já Maria Luiza relacionou Inteligência Artificial e Ciências Biológicas em seu trabalho “Classificação de crustáceos da Superordem Peracarida com Machine e Deep Learning”. Defendido na noite de 27 de julho, o TCC procurou mensurar a eficácia da classificação de imagens de crustáceos peracáridos investigando qual o modelo de rede neural ideal para classificação de imagens desse agrupamento.

Para tanto, o trabalho compara, em um primeiro momento, a acurácia entre as redes neurais Artificial Neural Network (ANN), Convolutional Neural Network (CNN) e Support Vector Machine (SVM) na classificação de imagens de crustáceos, mensurando qual a mais adequada das três. Após encontrar qual a delas é a mais produtiva, o experimento passa a utilizá-la para avaliar a classificação das espécies pertencentes à Superordem Peracarida.

O TCC de Maria Luiza de França Duda foi orientado pelo Professor Luciano Cabral e avaliado pela Professora Havana Alves e por Jesser Fidélis Filho, Professor da UFPE.