Estudantes do Técnico em Qualidade visitam cervejaria

Visita ocorreu com estudantes que cursam o terceiro período

Por dois dias desta semana, estudantes do terceiro período do curso técnico subsequente de qualidade realizaram uma visita técnica à empresa Itaipava. Identificar os padrões de qualidade, observar o sistema de gestão implementado, conhecer critérios de segurança e conhecer o sistema produtivo foram alguns dos objetivos da visita.

Acompanhados pela Coordenadora do curso, Professora Djuri Vieira, além dos Professores Aline Clemente, Eleonor Cordeiro, Yuri Araújo, Luciano Acioli, Breno Brito; os estudantes conheceram as instalações e o funcionamento da organização.

Os conteúdos abordados para a construção do conhecimento entre discentes, docentes e membros da organização tiveram relação com os componentes curriculares ministrados pelos respectivos docentes envolvidos na visita. Foram eles “Tecnologia e Gestão de Sistemas de Qualidade”, “Inglês Instrumental”, “Controle de Processos Estatísticos”, “Normalização”, “Prática Profissional”, “Qualidade e produtividade”, “Auditorias da Qualidade”, “Planejamento Estratégico” e “Segurança do Trabalho”.

Para a Coordenadora do Curso Técnico em Qualidade, Djuri Vieira, essa prática de conhecer as atividades produtivas de empresas fabris é fundamental para o enriquecimento do profissional. “Esse tipo de atividade vai muito além dos limites da sala de aula e oferece um aprendizado enriquecedor, por ser capaz de demonstrar os conceitos estudados em livros e laboratórios numa perspectiva ampliada e realista”, assegura ela.

Conscientes de uma visão ampla de suas atribuições profissionais, a visita permitiu aos estudantes conhecer o funcionamento de uma gestão integrada e visualizar a vivência de todas as etapas existentes, desde o controle da matéria-prima a processos ajustados e estabelecidos para garantir a eficiência e a eficácia.

“Como estamos no final do curso, os conhecimentos já apreendidos nos permitiu ir a uma empresa de grande porte e ter um visão ainda mais crítica do processo produtivo. Identificamos possibilidades de como evitar desperdícios e percebemos o quanto a segurança do trabalho é priorizada”, comemora estudante Rayanne Mayara.