Início do conteúdo

Grupo de pesquisa do IFPE Jaboatão cria aplicativo de comunicação visual para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O aplicativo online ComuniCAA é gratuito e já disponível para download nas lojas virtuais


Com o objetivo de facilitar a comunicação de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), o grupo de pesquisa CAUTA (Computação Aplicada ao Uso de Tecnologias Assistivas), do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes, criou recentemente o aplicativo ComuniCAA, uma prancha de comunicação alternativa e aumentativa online, gratuita e intuitiva, já disponível para download nas lojas virtuais.

A ideia é baseada no PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras), método de comunicação alternativa e aumentativa (CAA) que usa imagens ou figuras para que pessoas que não são verbais possam se comunicar. O sistema ensina a trocar uma figura por um item desejado, incentivando a iniciativa de comunicação e a independência.

Estudantes de ADS Thiago Amaral, Thiago Melo e Bernardo Gomes

No entanto, de acordo com Thiago Melo, Thiago Amaral e Bernardo Gomes, participantes do projeto e estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no campus, o problema é que esse sistema de comunicação é utilizado muitas vezes na forma de cartões físicos de papel, que se perdem ou se desgastam com o tempo. Além disso, as opções de aplicativos de PECS existentes não são acessíveis para a maioria da população.

Com o professor Roberto Alencar (em pé), orientador do projeto

Para suprir essa necessidade, o grupo desenvolveu o aplicativo, que funciona como uma prancha de comunicação digital que usa imagens, sons e outros recursos para apoiar a expressão de sentimentos, desejos e necessidades, baseado em pesquisas atualizadas e, principalmente, com foco nas pessoas que vão usar essas ferramentas.

Como funciona?

Disponível para qualquer celular ou tablet, o ComuniCAA traz uma grande variedade de cartões prontos para uso, além da possibilidade de criar, editar e montar pranchas personalizadas para diferentes situações. Ao clicar nas figuras, é possível ouvir em áudio o conteúdo de cada cartão.

Sobre o CAUTA

O projeto ComuniCAA foi desenvolvido pelo grupo de pesquisa CAUTA (Computação Aplicada ao Uso de Tecnologias Assistivas). Criado em 2023 pelo professor do campus Roberto Alencar, o CAUTA dedica-se ao estudo e aplicação de Tecnologias Assistivas para pessoas com necessidades especiais.

A partir desta iniciativa, projetos surgiram como soluções de acessibilidade para pessoas cegas, aplicativos educacionais para pessoas com TDAH e soluções de melhoria da comunicação e qualidade de vida de pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para mais informações, acesse aqui a página do ComuniCAA.

Fim do conteúdo