IFPE Jaboatão promove Oficina Introdutória de Libras para servidores e professores

Com o objetivo de capacitar seus servidores para uma comunicação mais inclusiva com a comunidade estudantil, o IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes promoveu, na manhã da última quarta-feira (22), uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa foi realizada pela Biblioteca Ariano Suassuna em suas próprias dependências, com o apoio do Núcleo de Apoio às Pessoas com Deficiência (NAPNE) no campus.

Ministrada por Emmely Silva, bibliotecária do IFPE Campus Recife, a oficina tratou de forma descontraída sobre conceitos introdutórios de Libras, variações de gestos e expressões mais utilizadas em ambientes escolares.

De acordo com Thiago Leite, coordenador da Biblioteca Ariano Suassuna, a chegada de um novo estudante surdo no IFPE Jaboatão neste ano despertou nos servidores e docentes o desejo de buscar mais conhecimento sobre a língua de sinais.

“Percebo a importância na promoção de meios para se aprender a Libras como forma de inclusão ativa e, penso que a biblioteca também é um local formativo e transdisciplinar nessa inclusão”, afirmou Thiago.

Para a pedagoga e coordenadora do NAPNE no IFPE Campus Jaboatão, Adriana Marques, as iniciativas do referido núcleo procuram apoiar estudantes e servidores dentro do ambiente escolar da melhor forma possível, e as pessoas surdas estão incluídas nesse propósito.

“A importância de uma educação inclusiva dentro do IFPE em Jaboatão é de suma relevância ao para garantir aos estudantes meios para dar-lhes uma oportunidade de conviverem e aprenderem juntos”, declarou Adriana.