IFPE Jaboatão realiza aula inaugural de seu primeiro Curso de Ensino Médio Integrado

A programação aconteceu nas dependências do campus e contou com a presença dos estudantes de Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas e de seus responsáveis

Após anos de espera e muito planejamento, o IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta segunda-feira (13), a aula inaugural das primeiras turmas do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, o primeiro curso integrado ao Ensino Médio a ser oferecido pelo campus.

A programação aconteceu na Área de Convivência da instituição e contou com a presença dos cerca de oitenta estudantes acompanhados por seus pais ou responsáveis. Ali receberam as boas-vindas dos diretores, coordenadores e servidores da instituição, que também deram instruções mais específicas relacionadas ao funcionamento do curso.

“A implantação de cursos integrados ao Ensino Médio é um novo desafio que foi sonhado há anos, mas que foi protelado pela vinda da pandemia e outros desafios estruturais mais imediatos”, declarou Janderson Santos, diretor-geral do IFPE Campus Jaboatão.

O diretor também afirmou para os presentes que, apesar da atual estrutura física do campus estar no mesmo nível de muitas outras instituições de ensino, as obras na sede definitiva ainda não estão totalmente terminadas. “As obras ainda estão 90% concluídas, falta apenas o nosso auditório, porém isso não impactará o ensino para quem está chegando”, garantiu.

Para o diretor de Ensino do IFPE Jaboatão, Francisco Nascimento Júnior, a chegada do Ensino Médio Integrado é mais uma importante etapa que veio coroar o trabalho já realizado em outros níveis de ensino. “Nós já tínhamos cursos técnicos [subsequentes], um curso superior e também pós-graduação, mas faltava o Ensino Médio, com disciplinas que são correspondentes ao ensino de formação geral e também disciplinas relacionadas ao desenvolvimento de sistemas”, afirmou o diretor.

Segundo Havana Alves, coordenadora do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas, tanto os responsáveis quanto os estudantes não devem esquecer que é fundamental dar a devida atenção para todas as disciplinas, tanto as de Informática quanto as demais.

Para ela, o estudante deve levar em conta a interação “das disciplinas da propedêutica e das disciplinas do profissional, sem uma postura ruim de focar mais Português e História e deixar de lado Programação, por exemplo, principalmente em um curso de desenvolvimento de sistemas. Afinal de contas, Informática é uma ‘área-meio’, que não existe simplesmente por existir”, explicou Havana.

Após o primeiro período de boas-vindas, os responsáveis e estudantes assinaram documentos, receberam instruções práticas sobre o andamento do curso e, por fim, fizeram um descontraída tour pelas dependências físicas do campus, incluindo salas de aula, laboratórios, áreas abertas e biblioteca.

O semestre letivo 2023.1 no IFPE Campus Jaboatão teve início nesta segunda-feira (13) para todos os seus cursos, e terminará no dia 28 de julho.