IFPE Jaboatão realiza encontro com pais, mães e responsáveis por estudantes de Ensino Médio

A programação aconteceu nesta segunda (05) e foi direcionada aos familiares de estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas

Educação não é construída apenas em sala de aula, mas também com a participação de muitas outras pessoas além do estudante e do professor. E, por levar isso muito a sério, o IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes recebeu, na manhã desta segunda-feira (05), os pais, mães e responsáveis pelo(a)s estudantes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Desenvolvimento de Sistemas para o primeiro Encontro Pedagógico de 2023.

O evento começou na Área de Convivência do próprio campus, com a presença de professores, servidores, coordenação de curso e gestores, que conversaram cordialmente com os familiares do(a)s aluno(a)s sobre questões estruturais e pedagógicas envolvendo a vida estudantil do curso.

Houve relevante participação dos pais, mães e responsáveis, que fizeram perguntas, críticas construtivas e sugestões para a melhoria das atividades realizadas pela instituição.

A segunda parte da programação aconteceu em salas de aula, onde os professores das disciplinas do curso atenderam individualmente os responsáveis. Ali conversaram sobre o desempenho acadêmico de cada estudante e esclareceram eventuais dúvidas.

O eletricista Edmílson Araújo, um dos pais presentes, destacou a importância do IFPE na educação de seu filho, apesar de morarem relativamente longe do campus. “Ele acorda quase de madrugada, pega três ônibus na ida e outros três na volta, mas vale muito a pena”, declarou.

Já o funcionário público e pai Nilton Teixeira elogiou a iniciativa do campus de realizar o Encontro Pedagógico: “É fundamental para a integração da escola com os pais, pois dá a oportunidade de esclarecimento de dúvidas e exposição de necessidades”, disse.

“Além disso, eu acho muito importante para entendermos como está o desenvolvimento do nosso filho em relação às disciplinas”, mencionou Maria Emília, jornalista e mãe de estudante.

Uma das mães presentes, a dona de casa Maria Helena de Almeida, mencionou as dificuldades enfrentadas por sua filha, que estuda no campus e faz tratamento contra uma doença gástrica crônica. “A luta é grande, mas o IFPE é uma escola muito importante, pois dá atenção aos alunos, procura saber dos seus problemas e conversa com a família para ajudar a resolver esses problemas”, explicou Maria.