Início do conteúdo

IFPE lança programa de bolsas de incentivo às políticas inclusivas

Estudantes poderão se inscrever no período de 28/10 a 03/11


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta terça-feira (28), o edital da seleção de estudantes para o Programa de Incentivo às Políticas Inclusivas, que tem o objetivo de estimular a atuação cidadã, por meio da participação de discentes negros/as, quilombolas, indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+, idosos/as e/ou com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas ações de inclusão social promovidas no âmbito da instituição.

A iniciativa ofertará bolsas no valor de R$ 500 para estudantes que se vincularem aos núcleos de inclusão e de diversidade, como Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade (Neged), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Apoio às Pessoas com Defciência (Napne), o Núcleo 60+ e outros núcleos que partilhem da perspectiva da inclusão sociopolítica e cultural que venham a ser regulamentados no âmbito do IFPE. Além das 33 vagas para bolsistas, haverá formação de cadastro reserva e também a disponibilização de 36 vagas para estudantes voluntários/as (sem recebimento de bolsa).

Poderão participar da seleção os/as estudantes regularmente matriculados/as em cursos técnicos integrados, técnicos subsequentes ou superiores de todos os campi do IFPE, desde que atendam a alguns critérios, entre os quais: estar cursando no mínimo três componentes curriculares; e ter disponibilidade de carga horária mínima de oito horas e máxima de dez horas semanais, entre outras exigências descritas no edital.

É necessário também que atendam a pelo menos um desses seguintes requisitos:

  • ser egresso/a da rede pública de educação básica ou da rede privada na condição de bolsista integral na educação básica;
  • ser integrante de grupo familiar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, observado o limite de renda bruta familiar mensal per capita de até um salário mínimo;
  • estar matriculado/as nas vagas reservadas aos cotistas;
  • ser estudante com defciência a qual requeira acompanhamento pedagógico necessário à sua permanência na educação superior, independentemente de sua origem escolar ou renda;
  • ser estudante oriundo de entidade ou de abrigo de acolhimento institucional não adotado em idade de saída;
  • ser estudante quilombola, indígena ou de comunidades tradicionais;
  • ou ser estudante estrangeiro/a em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou refugiado/a.

Não poderão fazer parte da seleção os/as estudantes dos Programas Mulheres Mil, PROIFPE (Acesso), Proeja Concomitante, Pronatec e demais cursos de extensão.

O processo seletivo consistirá em três etapas: análise do histórico escolar; análise socioeconômica; e entrevista e comprovação de vivências acadêmicas, sociais e culturais.

INSCRIÇÕES – As inscrições poderão ser realizadas no período de 28/10 a 03/11, exclusivamente por meio do Sistema Fluxo (fluxo.ifpe.edu.br).

Ao acessar o sistema de inscrição as informações acadêmicas dos/as estudantes serão importadas automaticamente do Q-acadêmico. Caso as informações não estejam atualizadas, impedindo que o/a estudante prossiga com a inscrição, o/a mesmo/a deverá entrar em contato com o Setor de Assistência Estudantil do seu campus.

Após a finalização da inscrição, o/a estudante poderá verificar se a inscrição foi efetuada no próprio Sistema Fluxo.

Para acessar o Sistema Fluxo e realizar a inscrição no Programa, os estudantes deverão criar um e-mail institucional por meio do link: https://meuemail.ifpe.edu.br/estudantes/, caso ainda não tenham realizado esse procedimento.

Para mais informações, acesse aqui o edital. 

Fim do conteúdo