Ouvidoria no IFPE: o que é, como funciona e quais canais utilizar

As manifestações podem ser feitas tanto por e-mail quanto pela plataforma Fala.BR

Reconhecendo a importância do diálogo e da participação de toda a comunidade na construção de uma instituição de ensino público de qualidade, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) disponibilizou para o público interno e externo a sua Ouvidoria Geral, um canal específico para sugestões, elogios, reclamações e denúncias.

O que é e como funciona a Ouvidoria do IFPE?

A Ouvidoria Geral do IFPE é um canal de interlocução com as comunidades interna e externa. Esse diálogo acontece por meio dos pedidos de informação ou providências, reclamações, sugestões, críticas ou elogios acerca das atividades desenvolvidas pelos servidores e os serviços prestados pela Instituição. A Ouvidoria analisa as solicitações, faz os encaminhamentos necessários, acompanha e cobra resultados que provoquem contínua melhoria dos serviços prestados.

A Ouvidoria tem caráter pedagógico e propositivo e indica aos gestores oportunidades de melhoria, bem como propõe mudanças, exercendo papel de mediadora nas relações entre a comunidade e a administração, garantindo atendimento de excelência às manifestações dos cidadãos e aprimoramento constante das políticas públicas, fortalecendo, assim, a participação da coletividade nas ações Institucionais.

Quais canais utilizar?

No que diz respeito às demandas internas dos campi do Instituto, o serviço fica a cargo das Ouvidorias dos Campi, responsáveis por tratar as manifestações relativas a questões específicas do campus, com exceção das denúncias.

Nessa modalidade de diálogo, o canal disponibilizado é o e-mail. Cada um dos campi possui um e, mais especificamente em relação ao Campus Jaboatão dos Guararapes, o endereço é ouvidoria@jaboatao.ifpe.edu.br

Para as demais manifestações, a instituição definiu o Fala.BR como plataforma de recebimento de manifestações da Ouvidoria.

O Fala.BR é a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Trata-se de um sistema que permite qualquer cidadão encaminhar – de forma ágil e com interface amigável – pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria, em um único ambiente.

Ao entrar na plataforma, o usuário poderá realizar a sua manifestação através das seguintes opções: Acesso à Informação, Denúncia, Elogio, Reclamação, Simplifique, Solicitação e Sugestão. Para realizar o procedimento, a pessoa deverá clicar na opção desejada e fazer o login, que pode ser feito pelo Fala.BR ou mesmo pelo Gov.BR.

Além do registro de pedidos e manifestações de ouvidoria, o Fala.BR permite acompanhar o cumprimento dos prazos; consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos.