Início do conteúdo

Projeto Conviver+ inicia suas atividades nesta terça (08)

O projeto de extensão oferecerá cursos e oficinas a pessoas idosas de Jaboatão e redondezas,


Aconteceu, na tarde desta terça-feira (08), a abertura do Conviver+, projeto de extensão do IFPE Campus Jaboatão dos Guararapes voltado à promoção do engajamento social e cultural do público com mais de sessenta anos de idade.

Marcada por leveza e muita descontração, a atividade foi realizada na sala 7 do campus e contou com dinâmicas de grupo, apresentação das(os) participantes e da equipe responsável pela iniciativa.

Para participante Risoneide Rosalino, um dos motivos para se inscrever foi manter-se atualizada e também o desejo de ser cada vez mais independente digitalmente. “Quando eu compro um objeto eletrônico, eu não sei manejar sozinha e tenho que pedir ajuda a alguém. Se eu aprender algo sobre isso aqui, realmente será o máximo”, explicou.

Segundo Katiana Diniz, professora e coordenadora do Conviver+, é motivo de grande alegria para o IFPE Jaboatão receber pessoas acima da idade normalmente vista no cotidiano do IFPE para participar do programa. “Já na próxima sexta iniciaremos a nossa primeira oficina sobre inclusão digital e estamos muito felizes por esse campus cheio de novos estudantes com mais de sessenta anos”, disse.

“Queremos que eles tenham mais independência em várias áreas da vida, em relação aos seus direitos, saúde e, especialmente, no que diz respeito à inclusão digital”, pontuou Francisco Nascimento Jr, Diretor-geral do campus e um dos professores do Conviver+ na área de Informática. Para ele, o projeto é mais uma oportunidade para o IFPE servir de modo relevante a comunidade jaboatonense e de outras regiões circunvizinhas.

Sobre o programa – O Conviver+ tem como principal objetivo promover a melhoria da qualidade de vida dos idosos da comunidade adjacente ao campus, proporcionando atividades que visam o envelhecimento ativo, a promoção de direitos, fruição da vida cultural em comunidade e a promoção de autonomia aos idosos contemplados pelo projeto.

As atividades ocorrerão semanalmente e incluirão:

  • Oficinas de leitura e contação de histórias;
  • Jogos de cognição e atividades lúdicas;
  • Oficinas de arteterapia;
  • Letramento digital e inclusão tecnológica;
  • Palestras sobre Direitos da Pessoa Idosa.

Fim do conteúdo