Roda de diálogos com curtas inicia atividades do Dia da Mulher

Curtas metragens foram transmitidas para estimular a discussão entre os participantes

Na terça-feira (07), o Campus Jaboatão dos Guararapes, através do Serviço Social, realizou uma Roda de diálogos com curtas metragens em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

A ação contou com a participação de estudantes e servidorxs que debateram sobre as lutas de movimentos feministas, como na busca pelo direito ao voto, o sistema patriarcal opressor, as condições postas às mulheres com o advento do sistema capitalista, os impactos de uma mãe não escolarizada para reprodução às suas filhas, liberdade sexual, melhores condições de trabalho, dentre outros.

Segundo a Assistente Social do Campus Jaboatão dos Guararapes, Sandra Santos, considerando a perspectiva de que a formação não deve ocorrer direcionada apenas às relações de produção, mas integradas às relações sociais, a proposta da Roda de Diálogos foi proporcionar um espaço de reflexão dxs estudantes para “repensar essa divisão sexual e técnica do trabalho para que possa ser compartilhado”.

O combate à violência também foi abordado como uma necessidade de ser de responsabilidade de todos. “Precisamos politizar as questões de opressão específicas do ambiente privado e contradizer o ditado que diz que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher, e ressalta que devemos sim “meter a colher” para combater a violência”, alerta a servidora.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Diretoria de Ensino, a Assistência Estudantil e do NEGED. Além de discutir e construir conhecimento, xs estudantes também foram contemplados com pipoca.